Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 06 de outubro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Gestão de ativos traz mais produtividade para o mercado da construção e mineração

As soluções específicas para a gestão de ativos proporcionaram uma mudança na realidade dos mercados da construção, mineração e infraestrutura, com avanços significativos em termos de qualidade, produtividade e rentabilidade. Isso porque, com a implantação dessas tecnologias, o planejamento das manutenções preventivas e das paradas técnicas passa a ser baseado em métricas e em cálculos estatísticos, que trazem mais confiabilidade, inclusive, antecipando problemas e evitando falhas, contribuindo para o ativo ganhar em vida útil e disponibilidade.
 
Além dessas questões, a implantação de sistemas de gestão e monitoramento traz outro benefício: a redução de custos e despesas, uma vez que ao avaliar todos os ativos da empresa, as atividades e sua estrutura, é possível levantar todas as informações sobre as falhas ocorridas, desde o intervalo entre elas, quais as peças utilizadas, quais são as falhas mais comuns, o motivo que levou a isso, entre outros. 

Segundo especialistas, o planejamento bem elaborado e consistente da manutenção pode levar à diminuição de até 75% em sua intercorrência, em torno de 30% em relação a despesas com estoque e peças sobressalentes e a redução de 40% a 60% na frequência de episódios de manutenção corretiva. No caso da produtividade, é possível ampliá-la entre 30% e 35%, se as manutenções preventivas forem realizadas conforme as determinações de cada fabricante, e se o equipamento for destinado corretamente à operação.

Em decorrência desses benefícios, as empresas especializadas nesse tipo de sistema, bem como os fabricantes e distribuidores de equipamentos para construção e mineração estão desenvolvendo novas tecnologias que contribuem para que a margem de erro seja muito próxima a zero. E, essas novidades poderão ser vistas na M&T Peças e Serviços – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração. O evento compõe a Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos e será realizado em junho de 2017.