Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 03 de maio de 2018 por Mecânica de Comunicação

Safra estimula negócios com equipamentos de construção utilizados na agricultura

A previsão da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento de colher a segunda maior safra agrícola da história pode contribuir para ampliar as vendas de equipamentos para construção utilizadas nas atividades da agricultura. De acordo com a mais recente projeção para a safra de grãos, a perspectiva é de uma colheita da ordem de 229,5 milhões de toneladas para o período 2017/2018. O otimismo em relação aos números tem estimulado negócios em vários elos da cadeia produtiva. Tanto que numa feira agrícola realizada no interior de São Paulo, o crédito disponibilizado para o financiamento de máquinas e implementos em geral teve forte crescimento.
 
Foto: Revista M&T 
 

Algumas instituições financeiras chegaram a anunciar a liberação de linhas de financiamentos pré-aprovadas de até R$ 1 bilhão. No caso dos negócios iniciados nas diversas feiras promovidas em várias regiões do país, o trâmite burocrático de crédito é facilitado pois, em geral, os bancos adotam a estratégia de facilitar a análise cadastral e muitos clientes já vão para exposição com uma carta de crédito pré-aprovada. Isso agiliza a tramitação, pois ele tem só de escolher o equipamento que planeja adquirir e ir até o estande do banco para concluir a negociação.

Além da atuação dos bancos nessas feiras, a maioria dos fabricantes de equipamentos para construção, que normalmente estão presentes nesse tipo de exposição, também leva para os eventos toda sua equipe dedicada a operar financiamentos, o que facilita o fechamento de negócios. Segundo a estimativa de algumas das fabricantes, há uma perspectiva de crescimento nas vendas deste ano em comparação com as de 2017. O estímulo à venda de equipamentos para construção tem outro potencial expressivo de expansão por meio das instituições de crédito ligado a cooperativas, uma modalidade de acesso a crédito com intenso crescimento nos últimos anos.