Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 17 de maio de 2018 por Mecânica de Comunicação

Análise vibratória de fundações deve seguir métodos adequados

A execução de fundações exige cuidados especiais, pois é necessário que a interação entre máquina e fundação trabalhe de forma segura, com adequado funcionamento dos equipamentos e garantia do conforto humano. No Brasil, os maiores especialistas são em grande parte engenheiros mecânicos, enquanto que os programas de graduação em engenharia civil contemplam a análise dinâmica das fundações apenas de forma parcial. Além disso, não existe uma norma ABNT específica sobre este tema, apenas a ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações, portanto a referência mais utilizada é a N-1848 Projetos de Fundações de Máquinas, texto formulado pela Petrobras.
 
                Foto: Revista M&T 
 
 
Além dela, existem normas estrangeiras que também podem auxiliar especialistas brasileiros. Antes de iniciar a análise dinâmica de uma fundação de máquina, algumas informações devem ser observadas, como: parâmetros do solo – posição e natureza das camadas do solo, cota máxima do lençol freático, massa específica do solo, entre outros –, parâmetros do equipamento – frequências críticas de operação, cargas dinâmicas e peso do conjunto ou dos elementos do conjunto –, e parâmetros geométricos da fundação. 

O método de análise de fundações sob solicitações dinâmicas mais empregado no Brasil é a simplificação do modelo estrutural a partir do uso de molas de referência, o que pode gerar imprecisões, pois as molas comumente utilizadas em análises vibratórias convencionais podem não reproduzir com rigor o comportamento de interação entre solo e estrutura.
 
Tendo em vista as deficiências na execução de fundações de máquinas sobre estacas, pesquisas acadêmicas já apontam soluções para otimizar tal processo. Uma das soluções seria utilizar programas computacionais de elementos finitos para fins de aplicação prática. Alguns programas permitem, por exemplo, representação em 2D ou 3D do sistema analisado. Além de aspectos gerais apresentados virtualmente, como deslocamento e velocidade, os programas digitais permitem conhecer pontos mais específicos, como múltiplas camadas de solo e análise de viabilidade de instalação de amortecedores contra reflexão das ondas, o que reduziria a perda de energia por radiação.
 
O assunto foi abordado na tese de mestrado Análise Vibratória de Fundações de Máquinas sobre Estacas, defendia por Guilherme Alan Souza Costa na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EURJ) com orientação de Marcus Peigas Pacheco.