Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 30 de maio de 2018 por Mecânica de Comunicação

Revestimento em betoneiras reduz poluição sonora

A poluição sonora é um problema constante em grandes metrópoles, mas passa despercebido muitas vezes. No ambiente da construção civil, o quadro pode se agravar, devido à convivência com máquinas e outros equipamentos geradores de ruídos. É assim com as betoneiras, uma vez que o operador desses aparelhos está sujeito a um elevado desconforto sonoro, podendo prejudicar a rotina de trabalho do profissional, tornando-o menos produtivo e colocando a sua saúde em risco.    
                
                            Imagem retirada da dissertação de mestrado 
 
 
A legislação brasileira estipula 85 decibéis como valor limite máximo permitido para exposição a ruídos durante o trabalho, por um período de oito horas diárias. Estima-se que uma betoneira convencional é capaz de emitir aproximadamente 95 decibéis, sendo que um equipamento danificado pode gerar ainda mais poluição sonora. Além da manutenção e reposição regular de aparelhos, outras medidas existem para reduzir a emissão de ruídos prejudiciais ao entorno de um canteiro de obras e a trabalhadores dentro dele.    
 
Uma solução fácil de ser praticada é a instalação de material isolante nas betoneiras para absorção de ruídos. Revestir o tambor dos equipamentos com placas de EVA ou borracha líquida é uma prática com eficiência comprovada por estudos acadêmicos. A borracha líquida, geralmente usada em impermeabilização de lajes, telhados metálicos e juntas de dilatação, apresentou o melhor desempenho estudado. Ensaios demonstraram que um revestimento desse material instalado na face externa do tambor de uma betoneira pode reduzir os ruídos em até 13 decibéis. Aliada ao revestimento, a adição de uma tampa feita em madeira MDF na boca do tambor ocasiona redução de até 17 decibéis.
 
A viabilidade de revestimentos em betoneiras foi o assunto abordado na dissertação de mestrado Quantificação e Formas de Atenuação dos Níveis de Ruído Gerados pelo Uso da Betoneira, de autoria de Silvio Cesar Ribeiro, com orientação de André Nagalli e apresentada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).