Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 06 de junho de 2018 por Mecânica de Comunicação

Gestão dinâmica de projetos traz benefícios na execução da obra

Estando no início do processo construtivo, a formulação do projeto é uma fase de fundamental importância, pois exerce influência em todas as etapas subsequentes, com reflexos na configuração, custos e qualidade do empreendimento. Tendo em vista os avanços tecnológicos das últimas décadas e algumas tendências da arquitetura, o projeto passou a contemplar ainda mais detalhes. Outros aspectos atuais, como a implantação de programas de gestão e certificação de qualidade, também contribuem para a complexidade crescente do projeto. 
 
                    Foto: Grandes Construções 
 
Mesmo que o projeto contemple diferentes arranjos e necessidades, o processo de elaboração segue geralmente uma mesma fórmula, em que vários agentes participam do planejamento, identificando-se interfaces entre eles. Neste esquema, as informações geradas em determinada etapa do projeto são transmitidas e servem de ponto de partida para a fase seguinte. Tal método ocasiona projetos isolados, às vezes desenvolvidos de maneira desintegrada, o que pode gerar problemas durante e depois da execução de empreendimentos.   

Portanto, otimizar o processo de elaboração do projeto pode trazer benefícios. Uma medida é aplicar um sistema de gestão com armazenamento e registro de informações eficientes, priorizando a organização de diferentes versões de um mesmo projeto. Tendo em vista o aspecto multidisciplinar desta fase da construção, também é recomendada a presença de um profissional responsável por propor indicadores operacionais, financeiros e ambientais. A especialização de funções que integram a formulação do projeto também é positiva; é assim com o tecnólogo de construção civil, encarregado da quantificação de materiais, orçamentação e execução de obras. Não raramente, tais atividades são desempenhadas por profissionais envolvidos nos detalhamentos e desenhos de apoio.   

Outras considerações sobre o assunto estão na dissertação de mestrado Gestão do Processo de Projeto, de autoria de Gisele Vieira da Silva, com orientação de Cristine Nascimento Mutti e Lisiane Ilha Librelotto. A pesquisa foi apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).