Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 28 de junho de 2018 por Mecânica de Comunicação

Simulação computacional auxilia produtividade de minas a céu aberto

Em minas a céu aberto o principal desafio é alcançar as metas de produção planejadas, com intuito de incrementá-las. Para isso, o dimensionamento de frotas de equipamentos é muito importante, pois, além de garantir o bom funcionamento das atividades de mineração, a utilização de máquinas representa grande parte do custo operacional das minas a céu aberto - algo entre 50% e 60% do total é referente apenas à combinação Caminhão-Carregadeira.      
                 
                            Imagem retirada da dissertação de mestrado 
 
 
Visando uma adequação funcional entre a gerência de operação de mina e a gerência do planejamento de lavra, é recomendado que diferentes cenários de operação sejam simulados em programas de computador, combinando arranjos diversos de equipamentos e das disposições de minas a céu aberto, como pontos de descarga, vias de acesso e pátios de estocagem. A comparação de cenários hipotéticos torna a tomada de decisões mais rápida e deve ser feita a partir de modelos baseados na coleta de dados referentes aos tempos de ciclos operacionais das máquinas em operação. Além dos caminhões e escavadeiras, os modelos de minas a céu aberto ainda devem considerar o trabalho de tratores e motoniveladoras, usados no trabalho com material estéril, acertos de pátios e vias de acesso. 

Os dados que alimentam os modelos de simulação também expõem o comportamento do sistema produtivo, identificando possíveis gargalos. Além dos gargalos, as simulações permitem a adoção da melhor estratégia para determinada demanda de mina a céu aberto, por meio de cálculo das capacidades de extração máxima, mínima e real. Também é possível definir planos para gestão de atrasos operacionais, causados por trocas de turno, abastecimento e manutenção de máquinas.    

O assunto foi abordado pela dissertação de mestrado Simulação de Operação de Carregamento e Transporte numa Mina a Céu Aberto, de autoria de Ivo Fernando Mambo, com orientação de Adilson Cury, Ivo Eyer Cabral e defendida na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).