Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 04 de julho de 2018 por Mecânica de Comunicação

Balanceamento geométrico de treliças é fundamental para evitar efeitos de torção em gruas

Usadas na movimentação horizontal e vertical de cargas, as gruas são de grande importância em edificações de múltiplos pavimentos e obras de grande porte. Como precisam suportar cargas elevadas e funcionar com segurança e desempenho satisfatórios, o planejamento, escolha e localização das gruas precisam ocorrer durante a etapa de preparação do projeto construtivo. No caso das gruas treliçadas, existem ações de deformação e vibração da estrutura causadas pela movimentação de cargas, que podem ser prejudicais caso não aconteça o correto dimensionamento do equipamento.   
 
                     Foto: Revista M&T 
 

Alguns trabalhos acadêmicos têm estudado o comportamento das gruas com estrutura de treliças. É o caso da dissertação de mestrado Análise de Esforços Mecânicos com Auxílio de Técnicas de Vibrações Estruturais e Extensometria em Pórticos do Tipo Grua, de autoria de Marcelo Henrique Tavares Gomes, orientação de Nilton Silva Maia e apresentada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Na ocasião, um modelo em escala reduzida de uma grua foi criado, a fim de simular situações de transporte de diferentes cargas e o comportamento da estrutura. Para a devida coleta de dados, o modelo foi dotado de extensômetros, aparelhos que medem o nível de deformação da estrutura, e de acelerômetros, que medem vibrações ao longo de determinado período de tempo.   

Observações importantes podem ser feitas a partir das situações analisadas em laboratório. No modelo em escala reduzida, foi constatado que a estrutura da grua sofreu efeitos de torção. Isso aconteceu porque havia assimetria dos triângulos retângulos que compõe o padrão treliçado na lança da grua, causando um desbalanceamento geométrico. Portanto, a dissertação recomenda que a montagem de gruas seja feita com perfeita simetria transversal das lanças. Além de melhorar o balanceamento geométrico, isso também ameniza vibrações horizontais.   

Assim como conhecer o comportamento da estrutura e os valores das cargas que a grua deverá suportar, outros cuidados devem ser tomados. É fundamental, por exemplo, considerar a questão do solo, dos ventos, e até mesmo abalos sísmicos que possam influenciar os guindastes torre e até provocar o colapso da estrutura.