Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 22 de novembro de 2018 por Mecânica de Comunicação

Versatilidade de miniescavadeiras auxilia serviço de bombeiros 

Terrenos irregulares, prevenção de riscos e trabalhos em situações adversas são aspectos presentes no campo da construção, da mineração e também no âmbito da Defesa Civil. Em alguns estados brasileiros, assim como em outros países, equipamentos específicos já vêm sendo utilizados para o enfrentamento de desastres e suas consequências, com atenção especial às áreas de busca, salvamento e resgate, e com objetivo de preservar a vida e o patrimônio. É esse o caso da utilização de miniescavadeiras pelo Corpo de Bombeiros.    

Um exemplo relevante do uso de miniescavadeiras como forma de apoio ao serviço de bombeiros aconteceu no município de Joaçaba, Santa Catarina, em 2014, em que os equipamentos tiveram importância fundamental, ajudando a conter focos de incêndio. Na ocasião, era necessário lidar com mais de um metro de material queimado, sendo que a água não era suficiente para controlar o fogo presente na parte inferior da pilha de resíduos; dessa forma, a miniescavadeira manipulou o material incandescente - que foi sendo resfriado pelos bombeiros -, abrindo caminho até os focos de incêndio situados por baixo dos escombros.  

A operação de miniescavadeira também é relevante em ocorrências de salvamento que envolvem vítimas soterradas, por exemplo, empregando celeridade na retirada de escombros. Observa-se também que essa modalidade de equipamentos promove melhor desempenho da tropa de bombeiros, tanto pela mitigação de exposição aos riscos quanto pela redução do desgaste físico, acentuado em situações de combate ao incêndio. Por fim, a ampliação da frota de veículos e equipamentos traz projeção significativa e de relevância positiva ao corpo de bombeiros e outros agentes atuantes no âmbito da Defesa Civil.  

O estudo apresentado no departamento de pós-graduação da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Implementação da Miniescavadeira no Serviço Operacional do CBMGO, é de autoria de Ivan Marangon, com orientação de Wanderson Junho dos Reis e faz uma análise sobre o assunto.