Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 18 de fevereiro de 2021 por Mecânica de Comunicação

Logística reversa contribui para o processo de reaproveitamento de resíduos sólidos

A logística reversa é um instrumento econômico e social que torna viável o processo de reaproveitamento de resíduos seja em seu próprio ciclo de vida, seja em ciclos diferentes, tudo isso a partir da coleta e retorno desses resíduos às empresas. Ela permite otimizar custos por meio da reciclagem e da reutilização e a questões de cunho legal em função da legislação ambiental vigente. Questões ambientais também são fortes motivos para priorizá-la já que há troca de elementos com o meio externo, tais como matéria e energia priorizando a redução de resíduos e a proteção ambiental.

Diversos são os resíduos sólidos recolhidos em um sistema de logística reversa: móveis, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, restos de obras, dentre outros, a partir daí eles são vistos como parte do processo da cadeia produtiva ou do pós-consumo, assim como os custos gerados e os benefícios adquiridos com a sua gestão.

Um setor que se beneficia enormemente com a logística reversa é o de engarrafamento de bebidas e engradados retornáveis. O setor de alumínio também se apresenta como um dos mais eficientes. Isso porque a agregação do alumínio como matéria-prima secundária no processo produtivo e a redução de custos ao se investir nas usinas de reciclagem do alumínio em relação aos investimentos nas indústrias de alumínio virgem constituem as principais fontes de economia no setor.

Em decorrência disso, obtêm-se duas fortes estratégias econômicas ao se adotar um sistema de logística reversa que são a economia advinda da reutilização de matéria prima secundária no ciclo de vida de um produto e a boa remuneração dos agentes participantes das etapas executadas pela logística reversa.

Contudo, o sistema precisa de investimentos em diversos setores: educação ambiental e conhecimento do sistema, pontos de coleta e descarte, equipamentos direcionados ao transporte e reciclagem de resíduos, espaços destinados ao armazenamento e processamento, pessoal competente para coordenação das atividades, manejo e tratamento desses resíduos.

Além disso, para que um sistema de logística reversa seja eficiente é necessária a atenção ao fluxo de entrada e que as etapas sejam planejadas, mapeadas e formalizadas, assim é pertinente a utilização de sistemas de informação. Os ciclos dos produtos devem ser reduzidos e a colaboração de todos desde os fornecedores até os clientes, é fundamental. Faz-se necessário identificar o que motiva sua adoção e conhecê-lo para definir suas características. É importante analisar as características de mercado e a partir daí selecionar um modelo de referência próprio e colocar em prática.

Sem dúvida, os benefícios observados na iniciativa privada com a logística reversa são inúmeros: a prevenção de custos a partir da disposição inadequada, internalização de custos ambientais, adequação e obediência às leis ambientais com a redução de multas, economia com utensílios e embalagens retornáveis, reutilização e reaproveitamento de embalagens, mudança de comportamento tanto do empresariado quanto do consumidor, valorização do sistema de logística reversa, conscientização para preservação ambiental, oferta de emprego e remuneração de catadores, agregação de valor aos resíduos, diminuição da disposição de resíduos em aterros, oferta permanente de resíduos a cooperativas de catadores para reciclagem, redução de emissões de gases de efeito estufa, economia no uso de matéria prima, dentre outros.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Custos e benefícios de um sistema de logística reversa na gestão de resíduos sólidos: um estudo de caso na administração pública, defendida por Cíntia Rios Guércio, no Programa de Pós-Graduação em Economia do Departamento de Economia da Universidade de Brasília., sob orientação do professor Jorge Madeira Nogueira e coorientação da professora Joana D’arc Bardella Castro.