Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 22 de abril de 2021 por Mecânica de Comunicação

Potencial de utilização de agregados reciclados na produção de concretos permeáveis

O concreto permeável, também conhecido como concreto poroso ou drenante, surge para combater os impactos ambientais e toda a problemática associada à impermeabilização urbana, direta ou indiretamente. Além de ser usado como pavimento, favorecendo a infiltração e o retardo do escoamento superficial das águas pluviais, pode ser utilizado também na fabricação de elementos do sistema de drenagem, impedindo o seu entupimento e evitando a entrada de detritos nas tubulações e canalizações.

Além de demandar um menor custo durante o seu ciclo de vida em detrimento aos sistemas de drenagem convencionais, auxilia, também, na redução da incidência das enxurradas urbanas, responsáveis por carrear uma grande quantidade de resíduos e poluentes aos corpos de água. Os materiais desta natureza, de fato, ainda absorvem menos radiação solar, favorecendo a conservação da arborização em áreas pavimentadas, pois possibilita a o recebimento de água e ar pelas raízes.

Um estudo de composição de concreto permeável para fins de pavimentação urbana de tráfego leve, onde o agregado graúdo natural foi substituído por resíduos da construção civil (RCC), demonstrou a utilização de agregado reciclado em concretos permeáveis para pavimentos de concreto de tráfego leve representa uma alternativa viável em substituição aos agregados naturais, sendo a mistura com 20% de RCC a que apresentou o melhor desempenho quanto aos parâmetros de resistência à compressão e condutividade hidráulica.

Entretanto, em outro estudo verificou-se que houve uma redução significativa na resistência à compressão nos locais onde foi realizada a substituição do agregado natural pelo agregado reciclado de concreto. Isso se deve, possivelmente, ao surgimento de microfissuras na zona de transição entre o agregado e a pasta de cimento dos concretos com agregado reciclado, visualizadas por intermédio de microscopia eletrônica de varredura.

É importante lembrar que a estrutura dos compósitos constituídos por agregados reciclados é mais complexa que o agregado natural, uma vez que dispõe de duas zonas de transição: uma entre o agregado e a nova matriz cimentícia e a outra entre o agregado e a matriz cimentícia anterior.

Ao comparar o comportamento do concreto permeável com diferentes percentuais de substituição do agregado graúdo natural por RCC, observa-se que o índice de vazios das amostras com resíduo é superior às amostras produzidas com agregado natural. Isso se deve à maior permeabilidade associada ao agregado reciclado, haja vista a superior taxa de absorção apresentada pelos resíduos, o que aumenta a porosidade do concreto. Esse fenômeno também se justifica pela acomodação diferenciada do resíduo reciclado relativamente ao agregado natural, o que proporcionaria a formação de maior quantidade de vazios e o consequente acréscimo da porosidade.

De modo geral, existe um grande potencial de utilização de agregados reciclados de concreto na produção de concretos permeáveis. Os diversos benefícios econômicos e ambientais associados à aplicação de revestimentos de concreto permeável na pavimentação urbana se potencializam a partir da utilização de RCC em sua composição.

As informações acima foram extraídas da dissertação de mestrado Estudo do Potencial de Aplicação de Resíduo de Concreto em Substituição ao Agregado Graúdo para Concretos Permeáveis, defendida por Adilson Campos de Paula Junior, no Programa de Pós-Graduação Em Engenharia Civil da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob orientação da professora Thaís Mayra de Oliveira e coorientação do professor Antônio Eduardo Polisseni.