Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 22 de julho de 2021 por Mecânica de Comunicação

Ocupação do solo de forma irregular dificulta a conservação de nascentes

Quando se trata de conservação de nascentes, sabendo de sua importância para o ciclo hidrológico, como também para a formação dos cursos d´água, é prescindível para o manejo da microbacia onde as nascentes estão inseridas, cujo objetivo principal é a produção de água em quantidade e qualidade, de forma que haja o uso racional dos recursos naturais, como a boa prática do uso do solo.

Em se  tratando da conservação de nascentes em áreas urbanas, a urgência ainda é maior, devido ao fato de as leis serem menos rigorosas para essas áreas, e assim, há o avanço da degradação pelo uso do solo pelas construções residenciais, prédios comerciais, ocorrendo a drenagem de muitas nascentes.

A Bacia Hidrográfica de Vargem das Flores, situada em Contagem (MG),  é Área de Preservação Permanente (APP), que conta com áreas brejosas, com várias nascentes e córregos. Esse local tem recebido os impactos causados pelas ações antrópicas decorrentes do uso e ocupação do solo de forma irregular, como aconteceu na formação da Vila Nascente Imperial, um assentamento, cujas condições de infraestrutura não apresentam disponibilidade em saneamento como tratamento de esgoto, coleta de lixo, rede de água.

É importante lembrar que a degradação do solo acarreta em perda da qualidade do solo e intensificação dos processos erosivos, enquanto a supressão vegetal resulta em redução na disponibilidade de água; e a impermeabilização aumenta a quantidade e velocidade de escoamento das águas fluviais, reduzindo a infiltração e ampliando a incidência de inundações e enchente.

A urbanização irregular em curso nessa zona rural não impacta apenas o meio ambiente, mas também dificulta a implantação de serviços públicos como, rede de água e esgoto, drenagem fluvial, coleta de resíduos, transportes urbanos e outros.

Desse modo, para que ocorra o cumprimento da legislação ambiental, a fim de manter as funções ecológicas dos ecossistemas, é imprescindível uma gestão efetiva do poder público, com ações participativas, através de um planejamento para a prestação dos serviços ambientais, monitoramento e fiscalização em toda malha urbana. Isso significa que o planejamento urbanístico dos municípios precisa-se incluir as questões ambientais, pois são ferramentas fundamentais para minimizar as alterações nos ecossistemas.

Por fim, também é importante a intensificação da mobilização e preparação socioambiental da população, a fim de transformar conceitos e comportamentos, com a finalidade do uso adequado e para a conservação das nascentes e afluentes das sub-bacias. Tendo em vista que a redenção do homem quanto aos fatores sociais, econômicos e ambientais, possibilitam uma vida de qualidade, compatível entre a população urbana e o meio ambiente.

As informações acima foram extraídas da monografia Conservação de Nascentes e a Degradação Ambiental por Ocupação do Solo no Bairro Nascente Imperial em Contagem (MG), apresentada por Ricardo Henrique Vessoni, no Curso de Especialização de Gerenciamento em Recursos Hídricos do Instituto de Ciências Biológicas – ICB da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, sob orientação do professor Ricardo Motta Pinto-Coelho.