Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 7 de abril de 2017 por Mecânica de Comunicação

Pesquisa mostra fatores mais importantes para usuários na manutenção

Uma pesquisa com 350 usuários de equipamentos pesados em todo o país identificou os benefícios e os tributos valorizados nos serviços de pós-venda e de manutenção, seu comportamento no cenário atual e buscou detectar as tendências no mercado. 

 

        Foto: Personal Press  

 


Divididos em seis macrorregiões, os entrevistados eram, em sua maioria – cerca de 80% –, proprietários, compradores e gerentes das empresas. O parque de máquinas e caminhões desses usuários soma aproximadamente seis mil unidades, sendo que mais de 50% possui até 10 equipamentos. O setor de atuação mostrou-se bastante variado, incluindo as áreas de construção, agronegócio, mineração, locação, materiais de construção, florestal, siderurgia, prestação de serviços, peças e serviços, entre outros.

 

Um dado interessante divulgado foi que boa parte dos entrevistados está realizando a reforma de suas máquinas. Isso significa que esses clientes estão dando uma segunda ou terceira vida para seus ativos, em função da situação econômica, que culminou na falta de recursos ou créditos para compra de novos.

 

Essas reformas são realizadas, principalmente, pelos mecânicos da própria empresa ou por mecânicos terceiros. Segundo a pesquisa, somente cerca de 16% dos usuários utilizam os serviços de concessionários nessa situação. O principal motivo para este resultado é a redução de custos de logística, decorrentes dos deslocamentos dos equipamentos até a oficina dos dealers, ou do envio dos mecânicos especializados até o local da ocorrência.

 

Outra informação importante divulgada foi que os fatores que esses usuários consideraram mais importante para responder a pesquisa são a disponibilidade operacional (15,1%), o consumo de combustível (12,5%), o custo de peças (9,8%), agilidade na solução de problemas (9,4%), disponibilidade de peças (9,4%) e durabilidade de longo prazo (8,6%), entre outros.

 

A pesquisa foi encomendada pela Tracbel e divulgada no Workshop 2017, que foi promovido no dia 5 de abril, em São Paulo. 

Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading