Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 10 de novembro de 2017 por Mecânica de Comunicação

Venda de máquinas deve se recuperar em 2018

O mercado brasileiro de equipamentos para construção deve se recuperar no próximo ano. Segundo o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, a estimativa é que em 2018, haja uma retomada nas vendas de máquinas, com uma alta de 7,9% ante 2017. Se essa perspectiva se comprovar, será o primeiro ano com crescimento desde o início da crise econômica. 

De acordo com dados do Estudo de Mercado, a linha amarela – equipamentos de movimentação de terra –deverá apresentar um crescimento de 8%, as demais categorias de equipamentos, que incluem incluindo gruas, guindastes, compressores portáteis, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos e tratores de pneus, deve ter um aumento de 7,3%, e caminhões rodoviários usados na construção, uma alta de 8%.
 
              Foto: Reginaldo Ornellas 
 

Neste ano, o mercado de máquinas já indica uma leve recuperação, por meio de algumas famílias que deverão obter dados positivos em termos de comercialização, como por exemplo, caminhões fora de estrada (150%), motoniveladoras (56%), plataformas aéreas (38%) e gruas (25%). 

No entanto, o setor da construção e a área de infraestrutura ainda não foram impactados de forma significativa pelo início da recuperação econômica, que já é percebido em outros segmentos da economia. Por esse motivo, o total nas vendas de equipamentos deve ter uma nova queda de 15% ante 2016, o que significa que serão comercializadas 12,1 mil unidades neste ano contra 14,4 mil unidades no ano anterior. 

Para a linha amarela, o Estudo Sobratema projeta uma diminuição nas vendas de 9% em 2017 em relação a 2016. Os equipamentos com menor retração estimada são as pás carregadeiras (queda de 5%) e as minicarregadeiras (9%). As miniescavadeiras terão a maior queda, com 32%.
Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading