Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 11 de janeiro de 2018 por Mecânica de Comunicação

Sondagem da Indústria da Construção Civil apresenta melhora de expectativa

Foram divulgados recentemente dados da Sondagem da Indústria da Construção Civil referente aos meses de novembro e dezembro, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 
 
Na pesquisa, os índices variam no intervalo de 0 a 100 pontos e valores acima de 50 indicam crescimento. Os indicadores de expectativa dos empresários cresceram na passagem de novembro para dezembro; a expectativa do nível de atividade registrou alta de 2,6 e o do número de empregados alta de 1,8, atingindo 53 e 50,8 em dezembro, respectivamente. Os indicadores de novos empreendimentos e serviços e compras de insumos e matérias primas cresceram 1,9 e 3,1 pontos, alcançando níveis de 51,9 e 52,5, respectivamente. 
 
                 Foto: Revista Grandes Construções 
 
  
O índice de confiança do empresário da indústria da construção manteve a trajetória ascendente iniciada em agosto, passando de 54,4 pontos em novembro para 56,7 pontos no mês seguinte. Esse é o maior valor registrado desde março de 2013. O estudo da CNI explica que a perspectiva otimista é referente aos próximos seis meses e reflete a avaliação mais positiva das condições de negócios.   
 
O indicador de número de empregados ficou abaixo dos 50 pontos, mas registrou aumento, passando de 43,1 em outubro para 44,9 em novembro. O indicador de atividade em novembro também ficou abaixo dos 50 pontos, mas na comparação com o mesmo mês de 2016 anotou aumento de 7,5 pontos. Já o nível de atividades do setor de obras de infraestrutura atingiu 50 pontos em dezembro, representando estabilidade em relação ao mês anterior, o que não acontecia desde setembro de 2013. 
 
A Sondagem ainda calculou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) em 56,7 pontos, maior valor desde março de 2013. Segundo o estudo, o componente de expectativa foi o principal responsável pelo resultado.  
 
Outras notícias sobre o setor da construção civil estão todos os meses na Revista Grandes Construções.
Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading