Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 9 de março de 2018 por Mecânica de Comunicação

Estudo avalia gestão de água pela indústria da construção civil

O uso da água é muito importante para a indústria da construção civil, estando presente em misturas cimentícias, como as de concreto e de argamassas. É no caminhão betoneira que a mistura acontece, sendo ainda necessária a lavagem com água do veículo e dos equipamentos de transporte, como o balão, como forma de evitar o acúmulo de incrustações formadas pelo uso contínuo dos equipamentos. Apenas esse processo de higienização demanda quase 700 litros de água. Pensando em uma forma de utilizar o recurso hídrico de forma consciente, uma tese de mestrado estudou a gestão de água pela indústria da construção, partindo de um estudo de caso de empresa produtora e transportadora de concreto.


A indústria estudada opera com um poço artesiano e possui demanda de água equivalente a 160m3/dia. O sistema de reaproveitamento de água utilizado na unidade de produção, baseado em tanques de decantação d’água, proporcionava uma economia de cerca de 50%, sendo que o modelo sugerido pela pesquisa elevou a taxa de economia para cerca de 80%.  

Os pesquisadores avaliaram que os tanques utilizados na empresa possuíam deficiências, como dimensão insuficiente para a demanda de água, o que ocasionava o descarte de material a ser tratado, e localização indevida, pois estavam em local descoberto e sujeito a chuvas.  No processo de decantação, os resíduos sólidos presentes na água contaminada vão lentamente se aglomerando no fundo do tanque, e a ação pluvial acaba retardando o processo de tratamento.  

A pesquisa também realizou entrevistas com os funcionários, sendo observado que existe conhecimento nas etapas estratégicas e táticas da implantação do processo de reaproveitamento de água. Foi constatado, porém, que a etapa operacional era a mais ineficiente, falha que pode ser corrigida pelo treinamento de profissionais.  

A tese de mestrado Processo de Gestão para Utilização da Água para Indústria da Construção Civil: um Estudo de Caso é de autoria de Monik Érica Silva de Souza, com orientação de Jandecy Cabral Leite, pela Universidade Federal do Pará. Está disponível para consulta no link.

Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading