Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 28 de março de 2018 por Mecânica de Comunicação

Certificação de construção sustentável influencia as decisões de projeto

Entre os selos de sustentabilidade usados pela construção civil, o AQUA HQE (Alta Qualidade Ambiental) é um dos mais conhecidos, sendo aplicado em aproximadamente 160 projetos no Brasil. Surgida na França durante a década de 90 e adaptada à realidade brasileira nos anos 2000, a iniciativa considera dois componentes inseparáveis, o Sistema de Gestão de Empreendimentos e a Qualidade Ambiental do Edifício. Dessa maneira, o certificado AQUA busca aplicar conceitos de engenharia de produção em empreendimentos de edifícios, onde a cadeia produtiva é geralmente fragmentada, de maneira que priorize o desempenho de construções e o conforto dos usuários.   
 
                Foto: Fundação Vanzolini 
 
 
Com o intuito de estudar de que maneira as exigências da AQUA afetam as decisões de projetistas, engenheiros e arquitetos, uma dissertação de mestrado defendida na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) fez estudo de três casos de obras em fase inicial, com projeto em fase de aprovação ou recém-aprovado. Foram estudados dois empreendimentos múltiplos, uma escola pública e uma loja de departamento, cujo padrão construtivo é replicado em diferentes ambientes, e um empreendimento único, ou seja, sem reprodução do projeto. Ao final da análise dos três casos distintos, os dados foram cruzados a fim de identificar gargalos recorrentes nos fluxos de trabalho que dificultam a obtenção do selo e eventuais soluções.     

Os pesquisadores chegaram às seguintes conclusões: no caso dos empreendimentos múltiplos, o arquivamento de diferentes propostas de projetos, evidenciando mudanças entre versões, é muito importante, pois permite a criação de um padrão flexível de edificações, atendendo a cenários diversos. Nos dois tipos de empreendimento, múltiplo e simples, o treinamento de funcionários mostrou-se fundamental em gestão de resíduos e em organização do canteiro. Nas duas situações, é indicada a atuação de um profissional responsável por supervisionar cumprimentos de prazos e compatibilidade com documentos. Também foi identificada nos casos estudados uma lacuna de referências para identificação de características de materiais e análise de ciclo de vida.   

Ainda foi observado que a escolha do sistema estrutural em obras que considerem aspectos do AQUA deve ser feita em conjunto com a fase de projeto que define valores de volumetria, tratamento de fachada e espaços interiores, sendo que a prática mais difundida no Brasil é escolher o modelo estrutural após definidos tais valores. A dissertação é de autoria de Adriana Gouveia Rodrigo, com orientação de Francisco Ferreira Cardoso e está disponível para download neste link.  
Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading