Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 6 de abril de 2018 por Mecânica de Comunicação

Desempenho acústico de paredes Light Steel Frame e a viabilidade econômica de obras

O sistema construtivo conhecido como Light Steel Frame é composto por estrutura de aço galvanizado e subsistemas de fechamento. É considerado como um tipo de construção seca, pois o emprego de peças metálicas e outros componentes industrializados dispensa o uso de argamassa e concreto, tornando o uso de água em obra praticamente desnecessário. O sistema ainda tem outras vantagens sustentáveis, como elevado desempenho térmico e possibilidade de fechamento em OSB, madeira proveniente de reflorestamento. No Brasil, a técnica é regulamentada pelo Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (SINAT) por meio de requisitos mínimos em relação ao desempenho estrutural, segurança contra incêndio, estanqueidade contra água, desempenho térmico e acústico.  
 
                            Imagem retirada da dissertação 
 
Com o objetivo de estudar o desempenho acústico do Light Steel Frame, sistema que permite diversos arranjos de preenchimento e fechamento para atender diferentes situações, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) mediram em laboratório os níveis de reverberação de ondas sonoras em várias configurações de paredes de Light Steel Frame, variando os tipos de preenchimento e fechamento. Os pesquisadores ainda relacionaram os resultados experimentais com o custo envolvido nas paredes simuladas, levando em conta o aspecto de viabilidade econômica de empreendimentos.  

Entre algumas das verificações realizadas pelo estudo, estão: no caso do preenchimento mais usado pela indústria, a lã de vidro, a melhor relação custo/benefício foi observada em paredes que empregaram o material com 50 mm de espessura. Nota-se que a configuração mais usada no Brasil, com 90 mm de lã de vidro, também foi avaliada em laboratório e não houve comprovação de maior isolamento acústico, apenas adição de custo. Quanto ao revestimento externo, foram avaliados cinco tipos - placas cimentícias, réguas Smartside, réguas de siding vinílico, painéis XPS e placas de óxido de magnésio - sendo o último com o melhor desempenho sonoro registrado. O revestimento externo com pior desempenho foi o siding vinílico, material maleável, porém, com reduzida massa superficial, favorecendo a reverberação de ondas de som. 
 
Os pesquisadores ainda concluíram que paredes de Light Steel Frame, consideradas duplas, são mais eficientes no isolamento acústico quando comparadas às paredes simples ou homogêneas de mesma massa e até em relação a algumas paredes com massa superior, como as de tijolos maciços, blocos de concreto ou cerâmicos. A dissertação de mestrado é de autoria de Graziella Ferrer Radavelli, com orientação de Stephan Paul, e pode ser consultada no seguinte link
.
Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading