Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 6 de junho de 2018 por Mecânica de Comunicação

Gestão dinâmica de projetos traz benefícios na execução da obra

Estando no início do processo construtivo, a formulação do projeto é uma fase de fundamental importância, pois exerce influência em todas as etapas subsequentes, com reflexos na configuração, custos e qualidade do empreendimento. Tendo em vista os avanços tecnológicos das últimas décadas e algumas tendências da arquitetura, o projeto passou a contemplar ainda mais detalhes. Outros aspectos atuais, como a implantação de programas de gestão e certificação de qualidade, também contribuem para a complexidade crescente do projeto. 
 
                    Foto: Grandes Construções 
 
Mesmo que o projeto contemple diferentes arranjos e necessidades, o processo de elaboração segue geralmente uma mesma fórmula, em que vários agentes participam do planejamento, identificando-se interfaces entre eles. Neste esquema, as informações geradas em determinada etapa do projeto são transmitidas e servem de ponto de partida para a fase seguinte. Tal método ocasiona projetos isolados, às vezes desenvolvidos de maneira desintegrada, o que pode gerar problemas durante e depois da execução de empreendimentos.   

Portanto, otimizar o processo de elaboração do projeto pode trazer benefícios. Uma medida é aplicar um sistema de gestão com armazenamento e registro de informações eficientes, priorizando a organização de diferentes versões de um mesmo projeto. Tendo em vista o aspecto multidisciplinar desta fase da construção, também é recomendada a presença de um profissional responsável por propor indicadores operacionais, financeiros e ambientais. A especialização de funções que integram a formulação do projeto também é positiva; é assim com o tecnólogo de construção civil, encarregado da quantificação de materiais, orçamentação e execução de obras. Não raramente, tais atividades são desempenhadas por profissionais envolvidos nos detalhamentos e desenhos de apoio.   

Outras considerações sobre o assunto estão na dissertação de mestrado Gestão do Processo de Projeto, de autoria de Gisele Vieira da Silva, com orientação de Cristine Nascimento Mutti e Lisiane Ilha Librelotto. A pesquisa foi apresentada na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 
Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading