Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

Blog da Sobratema

Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

PESQUISAR

Publicado em 14 de junho de 2018 por Mecânica de Comunicação

Tecnologia de automação pode ampliar produtividade de escavadeiras hidráulicas

As escavadeiras hidráulicas são os equipamentos de terraplanagem mais utilizados pela construção civil, graças à capacidade de trabalho, versatilidade e adequação destes equipamentos. O uso das escavadeiras é crescente ao redor do mundo e vem incorporando tecnologias desenvolvidas nos últimos anos e também alguns paradigmas, como o consumo consciente de combustíveis fósseis e segurança no local de trabalho. 

A representação do comportamento de máquinas por meio de sistemas computacionais é uma realidade difundida pelos simuladores virtuais, usados em treinamentos de operadores. O preparo oferecido pela simulação realista contribui para evitar custos provenientes de retrabalhos e manipulação pouco adequada de equipamentos.  
 
 

Sistemas computacionais parecidos são usados na automação de manipuladores de escavadeiras hidráulicas e trazem benefícios, como execução de tarefas com maior precisão. Além disso, escavadeiras com sistemas automatizados têm potencial para facilitar operações em ambientes que apresentam risco ao operador, como locais subterrâneos e aterros sanitários.   

Os sistemas criados para automatizar manipuladores de escavadeiras hidráulicas são complexos, pois é necessária a representação de subsistemas – mecânico e hidráulico -, responsáveis pela cinética do instrumento, e a devida interação entre eles; porém, resultados promissores já foram obtidos em testes práticos, sendo demonstrado que uma escavadeira automatizada pode apresentar o dobro de produtividade. Em alguns modelos de automação, a tecnologia de GPS é incorporada e transmite dados relativos ao posicionamento do manipulador em tempo real ao operador, reduzindo o número necessário de manobras do equipamento.  

A dissertação de mestrado Modelagem e Controle do Manipulador de uma Escavadeira Hidráulica estudou o assunto e foi defendida na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP) por Éverton Lins de Oliveira com orientação de Décio Crisol Donha.    

Exibindo 0 Comentários:

Deixe seu comentário:

Nome
E-Mail

Atenção: Os comentários aqui publicados são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores deste blog. A Sobratema reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar caluniosos, difamatórios, ofensivos ou preconceituosos, assim como, textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação de seu autor (nome completo e endereço válido de e-mail).

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading