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Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção

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Publicado em 30 de agosto de 2018 por Mecânica de Comunicação

Sistema de telemetria contribui para análise de vida útil de pneus em equipamentos de mineração

Equipamentos sobre rodas usados em mineração a céu aberto, como carregadeiras, caminhões e tratores, estão sujeitos à fadiga de componentes mecânicos resultante de esforços cíclicos. A tecnologia embarcada nessas máquinas permite o trabalho de sensores que alertam sobre condições operacionais como, por exemplo, a pressão interna e temperatura de pneus, componentes que sofrem números elevados de carga cíclica. Portanto, ter controle sobre os aspectos críticos de equipamentos em uma frota diversa, como a empregada em mineração, é fundamental para evitar atrasos e acidentes.

                        Foto: Dissertação Simulação da operação de carregamento e transporte numa mina à céu aberto de carvão (UFOP) 

 

A telemetria é um sistema de monitoramento que concentra dados de diferentes naturezas e pode ser implantado com certa facilidade, bastando transmitir via rádio os dados gerados pela tecnologia embarcada de equipamentos até os computadores de uma central de controle. A avaliação da atividade de pneus em máquinas sobre rodas é explicada pela busca de aumento da vida útil desses componentes, sendo que variações de pressão são muito comuns nos pneus, devido ao grande número de ciclos de trabalho em diferentes velocidades de transporte e em situações com ou sem carregamento.

Dados adquiridos por meio de sistemas remotos de telemetria e despacho eletrônico aplicados em frotas de mineração atestaram a existência de variáveis operacionais correlacionadas linearmente com a vida útil de pneus. Algumas delas são referentes aos tempos e distâncias em que o pneu operou com o equipamento totalmente carregado e vazio, além dos valores totais de cargas movimentadas e quantidade de ciclos efetuados. Também foi observada a influência de sobrecargas dinâmicas impostas pelas condições da pista e que as paredes laterais dos pneus são as regiões mais sujeitas a desgastes. O sistema de telemetria ainda pode gerar modelos probabilísticos de previsão da vida útil de pneus com taxa de erro muito baixa, na ordem de 2%.   

O assunto foi estudado por Clério Santos Vieira, autor da dissertação de mestrado Análise Probabilística de Vida Útil de Pneus Aplicados em Equipamentos de MineraçãoProbabilística de Vida Útil de Pneus Aplicados em Equipamentos de Mineração, com orientação de Pedro Paiva Brito e apresentada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). 

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