Credencie aqui MTPS BW Expo Construction Expo Sobratema Summit

Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

APRESENTAÇÃO SOBRATEMA EM NÚMEROS

★ CATÁLOGO INSTITUCIONAL

MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA DA ENTIDADE

ESTATUTO SOBRATEMA

Organizações se unem pela construção industrializada


22 de junho de 2017

Objetivo é influenciar governo federal a usar tecnologia em obras públicas de infraestrutura e também em projetos de escolas

Por: Altair Santos

O seminário Construção Industrializada, que aconteceu dia 8 de junho no Sobratema Summit, em São Paulo-SP, apresentou as principais medidas desenvolvidas por um conjunto de organizações, a fim de estimular o setor. Um dos passos será o lançamento do segundo volume do Manual da Construção Industrializada, que trará versão atualizada do material divulgado em 2015. “O manual contará com conteúdo atualizado e completo, voltado para orientar os contratantes de obras públicas e privadas sobre como devem proceder para adotar soluções industrializadas nos empreendimentos”, explica Walter Cover, presidente da ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção).

Claudionel de Campos Leite, da ABDI: meta é fomentar a construção industrializada

Claudionel de Campos Leite, da ABDI: meta é fomentar a construção industrializada

Claudionel de Campos Leite, coordenador de difusão tecnológica da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) explica que as novas edições do manual ganharão apoio governamental e do TCU (Tribunal de Contas da União), para que possam contribuir com a evolução do conteúdo do manual nas próximas publicações. “O manual pode ser aplicado a qualquer processo de construção, fornecendo um passo a passo e um checklist de cada procedimento”, diz Leite. O volume 2, que será lançado ainda este ano, terá informações sobre instalações hidráulicas e elétricas. Já o volume 3, que sai em 2018, envolverá conteúdos sobre rodovias, ferrovias e escolas.

No âmbito do governo federal, ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Casa Civil da Presidência da República, ministério da Defesa, ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ministério das Cidades e secretaria-geral da Presidência da República assinaram decreto que cria comitês estratégicos para que obras públicas sejam estimuladas a utilizar a construção industrializada, assim como projetos elaborados em BIM (Building Information Modelling). “Os temas discutidos pelos comitês serão de cunho técnico, regulatório e tributário, a fim de fomentar a demanda pela construção industrializada”, afirma Claudionel de Campos Leite.

Acesse os manuais
A ação em prol da construção industrializada é liderada pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e engloba as seguintes associações: Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Associação Brasileira do Drywall, Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), Instituto Aço Brasil (IABr) e Departamento da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (DECONCIC/FIESP).

O acesso aos manuais da construção industrializada é gratuito e pode ser obtidopelo site da ABDI. Paralelamente ao lançamento das novas edições do documento, a ABDI fará oficinas e lançará em agosto seis guias sobre BIM para difundir a ferramenta através de convênio com o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), que também prevê a criação de uma plataforma web para ser um repositório do BIM nas aplicações e projetos.

Entrevistado
Engenheiro elétrico Claudionel de Campos Leite, coordenador de difusão tecnológica da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial)

Crédito Foto: Simone Ezaki/Sobratema Summit

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading