Credencie aqui MTPS BW Expo Construction Expo Sobratema Summit

Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

APRESENTAÇÃO SOBRATEMA EM NÚMEROS

★ CATÁLOGO INSTITUCIONAL

MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA DA ENTIDADE

ESTATUTO SOBRATEMA

Estudo Sobratema 

Segundo o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção uma nova queda na comercialização de equipamentos para construção é esperada para 2017. As vendas devem totalizar 12,1 mil unidades neste ano contra 14,4 mil unidades no ano anterior, o que significa uma redução de 15% ante 2016.

              Para o próximo ano, a perspectiva é de crescimento de 7,9% nas unidades vendidas

Uma nova queda na comercialização de equipamentos para construção é esperada para 2017. Segundo o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, as vendas devem totalizar 12,1 mil unidades neste ano contra 14,4 mil unidades no ano anterior, o que significa uma redução de 15% ante 2016. O estudo é elaborado pela Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração e foi divulgado nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, durante o evento estratégico Tendências no Mercado da Construção.

Esse declínio nas vendas de equipamentos foi ocasionado pela atual situação do mercado da construção e do setor de infraestrutura, que ainda não foram impactados de forma significativa pelo início da recuperação econômica, que já é percebido em outros segmentos da economia e, em especial, no PIB brasileiro, cuja expectativa, segundo o Banco Central, é alcançar, depois de três anos, um percentual de crescimento.

Para a linha amarela – equipamentos de movimentação de terra –, o Estudo Sobratema projeta uma diminuição nas vendas de 9% em 2017 em relação a 2016. Os equipamentos com menor retração estimada são as pás carregadeiras (queda de 5%) e as minicarregadeiras (9%). As miniescavadeiras terão a maior queda, com 32%.

No entanto, de acordo com o Estudo de Mercado da Sobratema, mesmo nesta conjuntura, algumas famílias de máquinas devem conseguir dados positivos em termos de comercialização neste ano em comparação a 2016. São eles: caminhões fora de estrada (150%), motoniveladoras (56%), plataformas aéreas (38%) e gruas (25%).

A alta na comercialização de plataformas aéreas e de gruas vai beneficiar a categoria “demais equipamentos para o setor” divulgadas pelo Estudo, cuja estimativa é alcançar uma expansão de 5% em vendas neste ano ante o ano anterior. Além desses dois equipamentos, essa categoria contempla ainda guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos e tratores de pneus. Outra categoria avaliada pelo Estudo é a área de caminhões rodoviários utilizados na contrução, cuja previsão de retração é de 32% neste ano.

Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção ainda fornece informações relacionados aos equipamentos da área de concreto. Os caminhões betoneira devem ter uma baixa nas vendas de 44% em 2017 em comparação a 2016, enquanto que as centrais de concreto devem obter um aumento de 15%.

Ano de 2018

Para o próximo ano, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construçãoprojeta uma retomada, com alta nas vendas de 7,9%. A linha amarela deverá apresentar um crescimento de 8%, as demais categorias de equipamentos, um aumento de 7,3%, e caminhões rodoviários usados na construção, uma alta de 8%.

Editado desde 2007, retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor. A compilação e análise dos dados conta com a consultoria econômica do jornalista e economista Brian Nicholson.

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading