Credencie aqui MTPS BW Expo Construction Expo Sobratema Summit

Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

APRESENTAÇÃO SOBRATEMA EM NÚMEROS

★ CATÁLOGO INSTITUCIONAL

MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA DA ENTIDADE

ESTATUTO SOBRATEMA

Sindileq CE reúne mais de 100 locadores e representantes regionais para discutir rumos do mercado

September 30, 2017

 

 

O associativismo empresarial e o compartilhamento de conhecimento florescem no Nordeste. Isso pôde ser confirmado com a realização do 3º Enrce – Encontro de Rental do Ceará, evento realizado no mês de setembro emFortaleza (CE), pelo Sindicato das Empresas Locadoras de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas do Estado do Ceará (Sindileq-CE).

 

O encontro teve mais de 120 inscrições e lotou o maior auditório do hotel Mareiro com empresários da região, presidentes e diretores de sindicatos e associações de empresas locadoras de todo o país. O evento trouxe para discussão temas relevantes e oportunos.

 

Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema – Associação Brasileira de Equipamentos para Construção e Mineração, e secretário da ANALOC –Associação Nacional dos Sindicatos e Representantes de Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas, apresentou um estudo completo e detalhado sobre o mercado de locação de equipamentos em toda sua complexidade. Pela primeira vez, foram divulgados números setoriais englobando locadoras de máquinas de grande porte, linha amarela e linha leve.

 

Daniel abordou também o impacto e os riscos do mercado em crise, além de perspectivas, programas de parcerias, investimentos e os projetos prioritários.

 

Hoje, segundo o palestrante, o setor tem cerca de 75 mil colaboradores (empregos diretos). E concluiu: “Nada do que estamos atravessando será esquecido por nós. Fazemos parte de uma geração que não parou de lutar mesmo com indignação pelo que não foi feito.Esse encontro em Fortaleza, realizado com tanta seriedade pelo Fabio Cavalcanti e equipe do Sindileq Ceará, nos recoloca nos trilhos e faz uma pausa para relembrar a todos a nossa missão como empresários.”

 

Marco Aurelio de Cerqueira, do Sindileq Minas Gerais e diretor da Analoc, trouxe uma contribuição importante para o evento do Ceará. Falando sobre como gerenciar uma empresa de locação em momentos de crise, Marco Aurélio abriu fazendo uma analogia com a experiência do furacão Irma que havia enfrentado uma semana antes, nos Estados Unidos, ressaltando a postura das pessoas e principalmente do governo americano ao orientar e acalmar uma situação que poderia ter sido muito pior. Marco Aurélio falou de gestão, e da responsabilidade das empresas e dos governos e modelos mais adequados de negócios para locação de equipamentos de linha leve e equipamentos pesados. Custos operacionais, rentabilidade x lucratividade, preços mínimos, planejamento, reinvestimentos foram alguns dos temas tratados de forma objetiva e bem humorada.

 

Fábio Cavalcanti, presidente do Sindileq do Ceará, traçou um panorama local e reforçou que, apesar do PIB cearense ter crescido 2,37% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado, o caminho está na participação cada vez maior e no engajamento das empresas no Sindileq. Em Fortaleza, o sindicato anunciou que acabou de ganhar uma liminar em que não são mais obrigados a recolher para o fisco municipal.

 

“Ainda temos muito o que avançar. Mas essa foi uma vitória importante.O setor da construção é fundamental para a retomada do crescimento no país e só vamos conseguir crescer novamente se deixarmos de valorizar a cultura do ‘eu’ e caminharmos com a cultura do ‘nós’. O Sindileq Ceará trabalha nesse sentido desde a sua fundação.”

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading