Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de agosto de 2018

FNP - Salvador inicia obras da Rua Completa

Salvador inicia obras da Rua Completa

DivulgaçãoSalvador inicia obras da Rua Completa

O projeto Ruas completas, desenvolvido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o WRI Cidades Sustentáveis, continua disseminando um novo conceito urbanístico e sustentável. Nesta quinta, 16, foi a vez de Salvador/BA avançar na proposta. Em cerimônia na Associação Comercial da Bahia, o prefeito ACM Neto assinou a ordem de serviço para o início das obras na Rua Nova Miguel Calmon.

Para a requalificação da rua, estão previstas melhorias na pavimentação e serviços de macro e microdrenagem, implantação de ciclovia com extensão de 1,1 km e semáforos inteligentes. Segundo a prefeitura de Salvador, será feita a modificação da pavimentação das calçadas, que ganharão concreto lavado com detalhes em pedras portuguesas e itens de acessibilidade, como rampas, piso tátil e passagem de pedestres.

A iluminação será modernizada com a implantação de lâmpadas em LED e 90 árvores devem ser plantadas na região, de espécies de médio porte, com o objetivo de reduzir a emissão de carbono dos veículos. No total, o investimento será de de R$ 4,3 milhões.

Em Salvador, a parceria entre a FNP e o WRI também resultará em uma pesquisa para medição dos impactos. O objetivo é  avaliar o sucesso do projeto por meio do apoio de universidades públicas e privadas, que farão o levantamento junto à população sobre qualidade e acessibilidade da rua e valorização dos imóveis e do comércio local. A pesquisa será realizada antes do início da obra, dois meses depois, e 1 ou 2 anos depois para demostrar se o projeto trouxe ganhos efetivos à população nesses dois aspectos.

Ruas Completas
Salvador é uma das 11 cidades beneficiadas pelo projeto Ruas completas, baseado na distribuição do espaço de maneira mais democrática para as pessoas. A proposta é que o município escolha uma rua para aplicar esse conceito, que visa garantir acesso seguro a todos os usuários, sejam eles pedestres, motoristas, ciclistas ou usuários de transporte público.

Iniciado em 2017, o programa apoia o desenvolvimento de Ruas Completas em dez municípios e o Distrito Federal, que integram a Rede Nacional de Mobilidade de Baixo Carbono.

O projeto Ruas Completas conta ainda com os parceiros Sinaenco, Sobratema e Universidade Federal de Juiz de Fora, que é pioneira do conceito de Rua Completa, em seu curso de Arquitetura e Urbanismo, com financiamento do Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Citi Foundation.

 

Em Salvador graças a parceria de FNP e WRI também será realizada pesquisa de medição de impacto. Ou seja para avaliar o sucesso do projeto (coisa não tão comum no Brasil) a pesquisa se dará a partir de parcerias com universidades públicas e privadas que farão levantamento junto à população sobre dois temas: 1) qualidade e acessibilidade da rua 2) valorização dos imóveis e do comércio local.
A pesquisa será realizada antes do início da obra, dois meses depois, e 1 ou 2 anos depois para demostrar se o projeto trouxe ganhos efetivos à população nestes dois pontos de vista.