Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 10 de outubro de 2019 por Mecânica de Comunicação

Instituto OPUS da Sobratema promove curso de movimentação de cargas para técnicos em segurança de trabalho

O Instituto OPUS de Capacitação Profissional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promove entre os dias 25 e 28 de novembro, em São Paulo, os cursos de Movimentação de Carga para Técnicos em Segurança do Trabalho e de Supervisor de Rigging.

O primeiro curso, destinado aos profissionais da área de segurança do trabalho envolvidos em operações relacionadas à movimentação de cargas, utiliza as especificações dos fabricantes de guindastes e especificações da NBR – Norma Brasileira de Recomendação e NRs – Normas de Saúde e Segurança do Trabalho para capacitar os participantes, promovendo a segurança operacional.

Já o curso de Supervisor de Rigging capacita os profissionais que atuam na área de içamento de carga para interpretar e supervisionar o plano de içamento de carga (plano de rigging). Para isso, o conteúdo programático de 32 horas, aborda, entre outros assuntos: princípios da física aplicada à operação de guindastes, leitura e interpretação do plano de rigging, amarrações, força na sapata, solos e apoios, terminologias e causas básicas de acidente. Ao seu término, todos os participantes aprovados recebem a carteirinha com validade de dois anos.

Além dos cursos na sede da Sobratema, o Instituto OPUS de Capacitação Profissional também fornece cursos in company. Desde sua fundação, já formou mais de 9.000 colaboradores para mais de 600 empresas. Além do Brasil, foram realizados cursos na Venezuela, Líbia, Moçambique e República Dominicana.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial: http://www.opus.org.br/