Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 13 de julho de 2020 por Mecânica de Comunicação

BW LIVE: Gerenciamento de passivos ambientais

Todas as quartas-feiras, um evento online da BW Expo, Summit e Digital 2020 trata de temas vitais para a sustentabilidade ambiental. Com a finalidade de disseminar conhecimento sobre práticas e tecnologias que beneficiam o meio ambiente, os eventos têm reunido importantes especialistas do setor. Nesta semana, a BW LIVE: Situação atual e o futuro do gerenciamento de passivos ambientais terá como convidado Enrico Valente, Head of Environmental Assessment Division of EPB Brasil.

A ideia desta edição da BW Live é ter uma avaliação sobre esse setor. Isso porque, cada vez mais, os empreendimentos imobiliários vêm sendo construídos em áreas industriais, que podem estar com algum tipo de contaminação. Assim, é preciso uma estratégia adequada para o mapeamento desses passivos, com o propósito de não inviabilizar os projetos. Ademais, caso a obra não aconteça, há prejuízos também para a geração de empregos e para o desenvolvimento urbano de antigas regiões industriais.

Com uma vasta experiência na área de engenharia ambiental, Valente é engenheiro químico e ambiental. Além disso, lidera há dois anos o time de diagnóstico ambiental da EBP Brasil.

Durante o evento virtual, Vagner Barbosa, responsável pelo marketing da BW 2020, também conversa com ele sobre as metodologias, soluções tecnológicas e diversas ferramentas disponíveis que permitem a construção de modelos estatísticos desses passivos.

Com transmissão em 15 de julho, a partir das 16h00, no perfil @bwexpo no Instagram, a BW LIVE: Situação atual e o futuro do gerenciamento de passivos ambientais será, sem dúvida, uma oportunidade para engajar pessoas, comunidades e empresas nessa proposta.

É importante lembrar que esse tema está ligado ao Núcleo Temático Valorização de Áreas Degradadas, de curadoria de Ulysses Mourão. Os Núcleos conectam redes específicas e compartilham conhecimento. Além disso, buscam ampliar as conexões das empresas e profissionais, gerando sinergias e oportunidades de negócio para todos.