Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 17 de setembro de 2020 por Mecânica de Comunicação

Webinar BW TALKS: Cidade Matarazzo será cartão postal do Brasil por unir natureza, arquitetura, cultura e arte

Uma obra inovadora está em construção na região da Paulista, uma das localizações mais importantes da capital paulista. O Cidade Matarazzo tem como proposta ser um empreendimento multiuso, com hotel seis estrelas, edifício corporativo, centro cultural, espaço de compras, local de lazer e gastronomia. “Ele tem o potencial de ser um cartão postal não apenas para São Paulo, mas também para o Brasil. Certamente será uma visita obrigatória para as pessoas que passarem pela cidade”, afirmou o arquiteto e paisagista Benedito Abbud, durante o Webinar BW TALKS: Cidade Matarazzo: Iniciativa Inspiradora em Paisagismo e Arquitetura, transmitido no dia 16 de setembro, pelo Canal da Sobratema no YouTube.

De acordo com Abbud, apesar da grandiosidade da obra – com custo estimado de R$ 2 bilhões -, o Cidade Matarazzo será um local para todas as pessoas. Isso porque o espaço contará com uma área verde muito ampla e um centro comercial e gastronômico para atender todas as realidades sociais do país. “O sonho do Alexandre Allard, presidente do Grupo Allard (proprietário do empreendimento), é transformar o Cidade Matarazzo em um oásis, ou seja, um centro pulsante com muita vida, vinte e quatro horas por dia”.

Para que esse sonho se torne realidade, o Grupo Allard reuniu uma equipe multidisciplinar nas áreas de engenharia, arquitetura, design, paisagismo, construção e até agronegócio para o planejamento e execução da obra de maneira mais perfeita possível. “O resultado final é bem ambicioso, por isso temos um padrão rigorosíssimo em termos de qualidade. Assim, se for necessário refazer alguma etapa, não hesitamos em tomar essa decisão porque nosso guia é justamente essa qualidade”, comentou o arquiteto francês Noé Céméli

A expectativa é que, no próximo ano, as pessoas já possam começar a transitar e visitar o Cidade Matarazzo. Contudo, Céméli explanou que o projeto é bem complexo e será entregue por etapas. Ou seja, em um intervalo entre três a seis meses, uma fase será concluída e aberta ao público. Nessa perspectiva, uma das construções mais aguardadas é a Torre Rosewood, hotel projetado pelo renomado arquiteto francês Jean Nouvel, com design do também renomado design francês Philippe Starck. Conforme explicou Céméli, cada andar será diferente pela diversidade de terraços, de brises metálicos e dos jardins elevados, com espécies distintas de plantas

Um dos destaques desse projeto que conta com uma área de 150 mil m² de construção ou restauração é, sem dúvida, conseguir unir a natureza, a arquitetura contemporânea com a história paulistana e do Brasil. Durante o webinar BW TALKS, Abbud citou os desafios para plantar as árvores nativas da Mata Atlântica nesse empreendimento multiuso, como por exemplo, o uso de helicópteros para realizar a plantação dessas espécies. “Precisamos estudar a flexibilidade e a dureza dessas árvores, porque elas não poderão cair de uma altura de 25 metros nessa região. Desse modo, é importante realizar os testes com relação ao vento”, complementou.

Nesse sentido, o renomado paisagista explicou que o projeto foi feito para minimizar a manutenção dos organismos vivos, o que significa que a intenção é automatizar o máximo possível. Além disso, ele expôs o cuidado do Alexandre Allard com essa construção. “Ele é quem escolhe as espécies que estarão no projeto. Isso mostra sua preocupação com os detalhes mais sutis e são eles que farão toda a diferença nessa obra”.  

Por fim, o moderador Vagner Barbosa, membro do comitê organizador da BW Expo, Summit e Digital 2020, perguntou a Céméli sobre o BIM (Building Information Modeling). Ele respondeu que a obra recebeu modelagem BIM e que a ferramenta é extremamente importante não apenas para o projeto, mas também nas questões de orçamento, materiais e até para o ciclo de vida do empreendimento. A abertura do webinar BW TALKS ficou a cargo do engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração).

Para assistir ao evento na íntegra, basta acessar o Canal a Sobratema no YouTube.

BW 2020

O movimento BW 2020 irá promover entre os dias 17 e 19 de novembro, um grande evento totalmente digital, que proporcionará uma experiência ímpar para todos os seus participantes.

Uma das propostas da BW 2020 é trazer os assuntos prioritários da sustentabilidade do meio ambiente para o mercado. Dessa forma, para abordar com profundidade esses temas, o movimento conta com os Núcleos Temáticos, que irão conectar redes específicas, compartilhar conhecimento e ampliar as conexões das empresas e profissionais, gerando sinergias e oportunidades de negócio para todos. São eles: Agronegócio Sustentável, Conservação de Recursos Hídricos, Construção Sustentável, Economia Circular, Reciclagem de Resíduos na Construção, Transformação Energética – Hidrogênio, Valorização de Áreas Degradadas e Waste-to-Energy.