Credencie aqui MTPS BW Expo Construction Expo Sobratema Summit

Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

APRESENTAÇÃO SOBRATEMA EM NÚMEROS

★ CATÁLOGO INSTITUCIONAL

MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA DA ENTIDADE

ESTATUTO SOBRATEMA

NOTÍCIAS> TENDENCIAS
14 de novembro de 2017 - 12h00

Tendências no Mercado da Construção trouxe informações relevantes e inéditas para o setor

Por: Mecânica de Comunicação

O evento estratégico Tendências no Mercado da Construção, em sua 12ª edição, reuniu no dia 9 de novembro, no Espaço Hakka, em São Paulo, toda a cadeia do setor. Mais de 300 pessoas, entre empresários, engenheiros, profissionais da indústria, representantes de entidades setoriais, formadores de opinião, autoridades do governo Estadual e jornalistas, puderam conhecer informações inéditas e relevantes sobre o segmento.

Afonso Mamede, presidente da Sobratema, abriu o evento, apresentando as atividades promovidas neste ano pela entidade, incluindo a realização da Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos, o apoio ao Workshop – Revista M&T, e ao Fórum Infraestrutura, a participação em movimentos do setor da construção com outras entidades, a aliança estratégica com a Abendi para fornecer uma Certificação de Terceira Parte no segmento e a parceria com a Messe Muenchen do Brasil para a realização da M&T Expo, Construction Expo e M&T Peças e Serviços. “Por meio da promoção de ações de cunho técnico, educacional e informativo de atualização constante dos processos, métodos construtivos, materiais e sistemas, a Sobratema vem contribuindo de maneira impactante para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da Construção e da Mineração e inserindo-as no mercado globalizado”, afirmou.

Mamede também destacou a comemoração de 30 anos da Sobratema em 2018 e adiantou algumas ações que serão promovidas pela entidade no próximo ano, como o concurso de charges com foco no público acadêmico, a implantação de plataformas digitais mais modernas e interativas, o tradicional Workshop – promovido pela Revista M&T, que acontece em abril e tem como tema a terceirização de mão de obra, os quatro anos de trabalho do Núcleo Jovem e a realização da M&T Expo 2018.

Na sequência, o jornalista e economista Brian Nicholson apresentou o mais novo e inédito Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. A expectativa para 2018 é de uma retomada nas vendas de máquinas, com alta nas vendas de 7,9%. A linha amarela deverá apresentar um crescimento de 8% e as demais categorias de equipamentos, um aumento de 7,3%.  Para os caminhões rodoviários usados na construção, a previsão é de uma alta de 8%.

Para este ano, uma nova queda na comercialização de equipamentos para construção é esperada. As vendas devem totalizar 12,1 mil unidades neste ano contra 14,4 mil unidades no ano anterior, o que significa uma redução de 15% ante 2016. Para a linha amarela, o Estudo Sobratema projeta uma diminuição nas vendas de 9% em 2017 em relação a 2016. Os equipamentos com menor retração estimada são as pás carregadeiras (queda de 5%) e as minicarregadeiras (9%). As miniescavadeiras terão a maior queda, com 32%. (A íntegra do Estudo será publicada na edição Dezembro/Janeiro da Revista M&T)

Um dos destaques da décima segunda edição do evento foi a palestra “O Brasil voltará a crescer: Desafios e Oportunidade$” do jornalista e economista Luís Artur Nogueira, que abordou a atual situação econômica do Brasil e como o cenário político influencia nos negócios de 2017 e do próximo ano. O especialista lembrou que o quadro de incertezas não é exclusividade do Brasil; citou a política econômica protecionista do atual presidente dos EUA, Donald Trump, que afeta todo o mundo e também a China, cujo crescimento não é tão alto quanto há alguns anos. Porém, Nogueira fez a ressalva de que a economia do país asiático segue forte pois, entre outros motivos, o governo chinês segue investindo em obras de infraestrutura.

Segundo a avaliação do jornalista, a receita também vale para o Brasil. "A economia já começou a crescer, apesar das incertezas políticas. É positivo que o consumo tenha aumentado, assim como a produção do agronegócio, mas o crescimento sustentável do Brasil virá apenas com a retomada dos investimentos", analisou. Em 2017, o PIB do Brasil cresceu pela primeira vez após dois anos de desempenho negativo. O especialista lembrou também que, ao contrário da gestão precedente, o governo Temer conta com apoio no Congresso e com uma equipe econômica com maiores chances de aplicar políticas efetivas de retomada da economia.

Uma dessas medidas é o recém-anunciado Projeto Avançar, pacote que irá investir cerca de R$ 130 bilhões em infraestrutura entre 2017 e 2018. O montante reúne investimentos da União, estatais e financiamentos de bancos públicos. O maior orçamento do pacote é referente ao Avançar Energia, com 97 projetos, entre leilões de geração, transmissão e ofertas de petróleo e gás.  Outra parte do plano é o Avançar Cidades, que prevê aproximadamente R$ 30 bilhões em empréstimos a serem tomados pelo setor privado junto aos bancos públicos.

Nogueira ainda fez uma previsão sobre as eleições presidenciais de 2018: "Se as urnas no ano que vem elegerem uma agenda reformista, focada em investimentos e geração de empregos, o Brasil irá crescer muito nos próximos anos”.      

Pós-Venda

O Tendências no Mercado da Construção encerrou com o anúncio das marcas melhor avaliadas do “Destaque Pós-Venda 2017 – Sobratema”. Essa é a terceira edição do projeto, criado pelo Núcleo Jovem da Sobratema. Foram quatro diferentes categorias de equipamentos premiadas e os homenageados receberam um troféu como forma de reconhecimento e um Selo para utilizar em seus materiais de divulgação.

 

Os homenageados foram:

 

v Case Construction, Caterpillar Brasil, Volvo Construction Equipment – Categoria Equipamentos para Terraplenagem;

v  Atlas Copco, PW Hidropneumática e Sandvik – Categoria Equipamentos para Perfuração;

v  Liebherr Brasil, Manitowoc e Terex – Categoria Equipamentos para Movimentação de Cargas e Pessoas e;

v  Convicta, Liebherr Brasil e Schwing-Stetter Brasil – Categoria Equipamentos para Concreto.

O 12º Tendências no Mercado da Construção é uma realização da Sobratema, por meio de sua revista M&T, e contou com o apoio da Atlas Copco, Case Construction Equipment, New Holland Construction, Volvo Construction Equipment, JCB, John Deere, Manitowoc, Putzmeister, Sandvik e Sotreq/Caterpillar.

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading