Credencie aqui MTPS BW Expo Construction Expo Sobratema Summit

Quem Somos

Com mais de 29 anos de atividade, a SOBRATEMA - Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração se dedica a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor, difundir o conhecimento e informações, participar da formação, especialização e atualização de profissionais que atuam no mercado brasileiro da construção e da mineração.

A entidade conta com o apoio de mais de 1 mil associados (profissionais e empresas de construção, de locação, fabricantes e prestadores de serviços) e de parceiros estratégicos, que englobam as principais entidades representativas de profissionais no Brasil e no exterior.

APRESENTAÇÃO SOBRATEMA EM NÚMEROS

★ CATÁLOGO INSTITUCIONAL

MANUAL DE ÉTICA E CONDUTA DA ENTIDADE

ESTATUTO SOBRATEMA

NOTÍCIAS> CONSTRUÇÃO CIVIL
27 de setembro de 2017 - 12h00

Vice-presidente da Sobratema participa de evento do rental em Fortaleza

Por: Mecânica de Comunicação

O mercado de locação é um importante termômetro para o setor de equipamentos de construção. Em setembro, Eurimílson Daniel, vice-presidente da Sobratema, ministrou uma apresentação durante no 3º Encontro do Rental Cearense, promovido pelo Sindicato das Empresas Locadoras de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas do Estado do Ceará (Sindileq-CE), e que reuniu mais de 150 profissionais do segmento.

Em sua palestra, Daniel, que é também secretário da Analoc (Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Máquinas, Equipamentos e Ferramentas), fez uma avaliação sobre o panorama do mercado de locação no país.

De acordo com ele, o Brasil conta com um total de 17 mil empresas do setor de locação de equipamentos, sendo 4,3 mil do setor de Linha Amarela, 10,5 mil da Linha Leve, entre outros.

Assim como outros setores, o faturamento da área de locação de equipamentos sofreu uma queda ao longo desses últimos cinco anos. Em 2013, o faturamento era de R$ 12,5 bilhões, caindo para R$ 4,5 bilhões, em 2017. “A Linha Amarela chegou a representar 45% do segmento, tendo queda para 35%", disse Daniel. Em relação aos empregos no setor, o número saiu de 205 mil pessoas no mercado em 2012, para 75 mil em 2017.

Ainda no Encontro, foram discutidas as perspectivas futuras do rental no Brasil, a gestão de locadoras nos tempos de crise, entre outros temas de grande interesse para o mercado.

A Analoc, fundada em 2012, foi criada com o intuito de ser representante do setor, assumindo a missão de integrar as ações do setor de rental no Brasil, agregando todas as associações regionais de locadores de equipamentos. Ela está presente em 9 estados do país, representada por 11 entidades.

Fonte: Revista M&T

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj 401 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP - Telefone (11) 3662-4159 - Fax (11) 3662-2192 - sobratema@sobratema.org.br

Loading