Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 03 de novembro de 2016 por Mecânica de Comunicação

Segmento da construção é terreno fértil para atuação de startups

Mesmo no atual cenário econômico marcado por instabilidades, há espaço para empreendimentos com produtos e serviços destinados ao setor de construção civil, desde que sejam inovadores e que apontem para campos ainda não explorados. Nos últimos tempos, um grupo de empreendedores, de várias partes do país, tem se destacado, sobretudo no desenvolvimento de soluções inovadoras relativas a projetos, forma de construir, de financiar e de vender empreendimentos no ramo imobiliário. 

Tais companhias integram um time caracterizado por ser jovem – algumas possuem meses de existência jurídica –, tocadas por empresários de perfil inovador, profundo conhecimento das modernas ferramentas de administração e marketing, sintonizados com as mais recentes tendências de comportamento e de consumo, atentos aos avanços tecnológicos e flexíveis para alterar as estratégias sempre que o cenário mudar. Batizadas de startups, essas empresas são marcadas também pela firme convicção de que necessitam quebrar paradigmas estabelecidos no mercado, oferecendo soluções inovadoras para problemas antigos.

Nesse sentido, o segmento da construção é terreno fértil para a aplicação de novas ideias, uma vez que possibilita oportunidades para desenvolver e oferecer soluções em termos de novos processos industriais; de sistemas construtivos mais avançados e flexíveis; alternativas para reduzir o tempo de execução das obras, o desperdício nos canteiros e, sobretudo, para ampliar as possibilidades da utilização de técnicas que agreguem valor sem elevar custos. 

As modernas startups ainda levam uma grande vantagens sobre o perfil antigo de empreendimento, pois já nascem num mundo no qual o acesso a informações e a técnicas avançadas de gestão é quase que imediato e, no geral, custam pouco, quando comparado com a sistemática antiga, sem tantos recursos de tecnologia da informação. Um exemplo disso é a possibilidade de acessar conteúdos que orientam como montar uma startup, como conseguir burilar ideias inovadoras ou treinar e motivar equipes. Multiplicam também eventos e encontros onde é possível haver a troca de experiências entre diversos empreendedores inovadores, inclusive no segmento de construção, num ambiente propício para fortalecer, testar e acelerar a concretização de novas ideias.