Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 19 de junho de 2020 por Mecânica de Comunicação

Conselho Superior da Indústria da Construção discute evolução do setor em meio à pandemia

Dando continuidade a reunião realizada no dia (28/5), o Conselho Superior da Indústria da Construção da Fiesp (Consic) fez uma apresentação, na última quinta-feira (18/5), por meio de videoconferência, sobre o cenário da construção civil diante da pandemia. A Sobratema participa do Conselho, por meio da participação do presidente Afonso Mamede.

Carlos Gantois, vice-presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), citou que na Bahia, a indústria e a construção civil foram as menos afetadas já que são consideradas atividades essenciais. “As obras não pararam, mas obviamente diminuiu o ritmo que já vinha desacelerado. Tememos que isolamento social rigoroso, na Bahia, avance muito e tenhamos um risco de uma profunda recessão”, disse.

Segundo Gantois, considerando o panorama atual, a Medida Provisória 975, com Programa Emergencial de Acesso ao Crédito, é um alento. “Desde que esse crédito chegue no pequeno e médio empresário. Minha preocupação é que isso demora, muitas exigências, muita burocracia”, lembrou.

Marcelo Kaiuca, vice-presidente do Sinaprocim, acredita que junho tem se mostrado um mês melhor. “Parece que as coisas estão andando”, comentou. José Romeu, diretor titular do Departamento da Indústria da Construção e Mineração (Deconcic), acrescentou que com a abertura dos stands imobiliários as vendas, que pararam devido as incertezas geradas pela pandemia, estão sendo concretizadas.

O presidente do Consic, José Carlos de Oliveira Lima, finalizou a reunião otimista. “Estamos nos tornando mão de obra especializada, bem cuidada, não é transitória”.

Acesse aqui, apresentação sobre fundos de investimentos para aplicação em obras com recursos originados dos acordos de leniência.

Com infomações da Agência Indusnet