Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Webinar da Sobratema aborda os benefícios e desafios da aplicação do BIM

No dia 18 de março, a Sobratema promove o Webinar – Aplicações do BIM em obras de Infraestrutura, com o intuito de reunir especialistas para tratar sobre a aplicação da metodologia no Brasil e na área de infraestrutura e o que tem sido feito pela iniciativa privada e pelo poder público para expandir seu uso no país.

Com transmissão a partir das 15h00, pelo Canal da Sobratema no YouTube, o evento virtual terá início com o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema, e a palestra de abertura do arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli, vice-presidente de Arquitetura do Sindicato Nacional da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), que fará sua avaliação sobre o panorama BIM no Brasil.

Na sequência, Leonardo Santana, analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), mostrará quais são as iniciativas BIM que estão sendo feitas no país, no âmbito da ABDI, e seu contexto na área de infraestrutura.

Em termos de estudo de caso, o Webinar da Sobratema mostrará o Case “As Built BIM - CPTM e SENAI-SP”, que será proferido por Rogério da Silva Moreira, Supervisor de Projetos e Tecnologia no IST em Construção Civil do SENAI-SP e pelos executivos da CPTM, Eduardo Tavares de Lima e Fernando Boselli, gerente de Projetos e chefe do Departamento de Consistência e Inovação de Projetos, respectivamente.

A última apresentação “Gestão Colaborativa de Projetos com a metodologia Virtual Design and Construction (VDC)” será ministrada por Alexandre del Savio, professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Lima (Peru) e partner na Conexig. Ao final, o mediador Vagner Barbosa conduzirá um debate com perguntas do público participante.

O Webinar – Aplicações do BIM em obras de Infraestrutura é direcionado para todos os profissionais das áreas da construção, da arquitetura e de projetos do setor público e da área privada e para todos os estudantes universitários nas áreas de engenharia civil e arquitetura.

Ano passado, a Sobratema foi convidada pela ABDI, para contribuir com sua expertise em uma iniciativa para disseminar o conceito do BIM no Brasil, agregando, desse modo, produtividade em toda a cadeia da construção.