Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 01 de novembro de 2012 por Mecânica de Comunicação

Para o Brasil ter crescimento prolongado, a saída é investir forte em infraestrutura

Investir em infraestrutura pode ser uma alternativa rápida e descomplicada para o Brasil conseguir manter um ritmo de crescimento forte e prolongado em sua economia. Em função de o segmento ser marcado por uma característica de alavancador de outros subsegmentos, seus investimentos tendem a ter um efeito multiplicador importante, tanto entre os fornecedores de insumos, produtos, máquinas, ferramentas e serviços, quanto após a conclusão das obras, que representam ganhos de produtividade e redução de custos. 
  
 
Dessa forma, se o País conseguir aplicar o equivalente a 4% a 5% do PIB em obras de infraestrutura – nível considerado necessário para a redução dos gargalos existentes em diferentes setores econômicos – isso representará para toda a cadeia uma relevante contribuição para seu desenvolvimento sustentável. 
 
O ideal é que os investimentos levem em conta também o uso de inovações tecnológicas. E o momento é propicio para esse tipo de iniciativa, pois foram criados, recentemente, diversos instrumentos fiscais direcionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação para disseminar essa prática nas empresas brasileiras. Além de redução no IPI para organizações que investem em P&D, foram colocados ainda vários instrumentos legais que facilitam o desenvolvimento de empresas inovadoras, sobretudo a partir de 2005, com a chamada Lei do Bem, que estabeleceu um marco legal para a área. 
 
Outra tendência que deve estimular o desenvolvimento tecnológico da área de infraestrutura é a existência, cada vez mais, de projetos que levam em conta a sustentabilidade ambiental. O desenvolvimento de novos materiais, equipamentos e processos construtivos que atendam essa necessidade virou uma constante no setor. Todas essas análises e conclusões fizeram parte das palestras do III Sobratema Fórum Brasil Infraestrutura – Tecnologia e Inovação, promovido pela Sobratema no dia 30 de outubro, em São Paulo.