Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 30 de novembro de 2012 por Mecânica de Comunicação

A escolha do equipamento mais produtivo para uma obra

A diversidade de equipamentos disponíveis para atender o mercado da construção e mineração no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Com isso, a oferta de máquinas está crescendo e o usuário precisa conhecer detalhadamente cada equipamento para saber a escolha ideal para determinado tipo de obra. Uma tarefa prioritária porque contribui para o aumento da eficiência e da produtividade na construção de um empreendimento.

Essa decisão passar por diferentes aspectos, desde especificações técnicas até questões mercadológicas e econômicas. Nas questões de cunho técnico, é importante que os engenheiros e técnicos responsáveis pela operação e produtividade das máquinas consigam comparar as características de equipamentos de diferentes marcas, modelos e procedência, a fim de determinar qual é aquela que mais se adéqua ao seu caso. 

Um dos instrumentos de referência, nesse sentido, é o Guia Sobratema de Equipamentos, que reúne e organiza, em um único local, tanto no DVD como na edição imprensa, informações de 1.674 equipamentos nacionais e importados, de 108 fabricantes distintos. A publicação parametriza as informações por ordem cronológica e fornece as nomenclaturas dadas pelos fabricantes para cada tipo de equipamento. Com isso, o usuário consegue determinar, por meio dessa nomenclatura, o ano, as características e quais são os lançamentos.

Além do Guia impresso e no DVD, há ainda a opção de acessar as informações por meio de tablets e smartphones com sistemas operacionais iOS e Android. Isso permite que o usuário tenha acesso às informações em qualquer local, em uma obra, por exemplo, e em qualquer horário, sempre que precisar.