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Publicado em 01 de agosto de 2013 por Mecânica de Comunicação

Buscando um certificado ou achando uma solução

Por Wilson de Mello Jr*
 
Constantemente, verificamos no mercado, a existência de diversos tipos de cursos que realizam a formação, atualização ou, apenas, a certificação de profissionais. A maioria desses cursos parte do principio que o profissional participante possui as características necessárias para absorver o conhecimento que será compartilhado nas aulas, bem como as competências pessoais necessárias para desempenhar a função.
 
    Crédito: Instituto Opus 

Infelizmente, a prática tem demonstrado que os investimentos realizados em treinamento nem sempre conseguem atingir os objetivos propostos. Verificamos que alguns profissionais, mesmo apresentando um diploma de ensino fundamental ou médio, possuem dificuldade de leitura e apresentam baixa capacidade de executar pequenos cálculos básicos, sem o auxílio de instrumentos externos. E no final do treinamento, notamos que o investimento foi para um profissional não adequado ou para um treinamento que não é voltado para a realidade daquele cliente.

Para minimizar o risco de realizar um investimento que não trará resultados para a realidade da empresa, é preciso, primeiramente, responder a algumas perguntas básicas Com isso é possível definir qual o treinamento que a organização necessitará.

1. O que determina se este profissional é competente?
2. Quais são os itens que fazem diferença nesta função?
3. O que este profissional necessita ter?
4. Quais são os requisitosmínimos pessoais para esta função?

Como raramente, o profissional reunirá todas as características necessárias, devemos contribuir com o crescimento desse colaborador para que ele possa se tornar uma pessoa qualificada e comprometida com a organização, que o ajudou a evoluir.

Somente com a busca da “Excelência” é que conseguiremos atingir nossos objetivos, pois segundo a definição do filósofo grego Aristóteles: “a Excelência não é um feito, mas um hábito”.

Isso está muito ligado à maneira como as pessoas respondem as situações de seu dia a dia, ou seja, seu comportamento, que está relacionado a uma série de características pessoais que podem ser identificadas nas pessoas.

O treinamento leva ao hábito e o hábito conduz a Excelência.

*Wilson de Mello Jr é diretor do Instituto OPUS, programa da Sobratema focado na busca de soluções de treinamento para empresas