Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 31 de março de 2016 por Mecânica de Comunicação

Equipamentos para compactação empregam diferentes tecnologias de ponta

O mercado de equipamentos para compactação apresenta uma tendência de crescimento para atender a demanda de obras de infraestrutura necessária para trazer mais qualidade nas rodovias federais, estaduais e municipais. Para isso, os fabricantes ofertam aos seus usuários – construtoras e locadoras – máquinas com mais tecnologia e confiabilidade, que resultam em mais produtividade, bom desempenho, redução de custos aliados à baixa necessidade de manutenção.
 
              Fotos: Construction Blog / Cat
 

Entre as tecnologias que vêm sendo empregadas nos equipamentos estão os sistemas mais complexos de telemetria, que trazem possibilidades importantes de trabalho e controle de produção e os sistemas de monitoramento e mapeamento de compactação que, por meio do GPS, informam, por exemplo, as especificações necessárias a cada área antes da operação. Essas tecnologias que utilizam GPS, inclusive, oferecem mapas precisos do padrão de rolagem. O controle pode ser programado com o número necessário de passadas. 

Há ainda tecnologias baseadas em rigidez do material e acelerômetro e sensores infravermelhos para medição de temperatura da massa. Todas elas auxiliam o operador a saber se a densidade foi alcançada ou o padrão e rolagem foi finalizado, e com isso, evitar que áreas fique sem compactação ou com compactação inadequada. 

Na próxima semana, dia 6 de abril, especialistas estarão no Sobratema Workshop para apresentar e debater sobre as tecnologias para compactação de asfalto e de compactação de solo.