Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

BLOG SOBRATEMA

Publicado em 20 de abril de 2017 por Mecânica de Comunicação

Gestão de Pneus contribui para economia de combustível

Os valores relativos aos pneus representam entre 8% e 12% do custo-horário total de equipamentos de linha amarela, em condições normais de trabalho em uma obra. Essa é uma estimativa do Programa Custo-Horário de Equipamentos da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). Outras fontes do mercado avaliam que os pneus respondem por um índice ainda maior quando se trata dos custos operacionais de uma frota de equipamentos móveis de construção, com cerca de 20% a 30%. 
 
              Foto: Revista M&T 

Esses dois percentuais explicam a razão pela qual o gerenciamento desse insumo vem se tornando um fator importante para as empresas e os profissionais do setor. Atualmente, no mercado, existem recursos e sistemas para contribuir com a maior eficiência em sua gestão, possibilitando, por exemplo, o monitoramento da pressão de inflação, a temperatura e a aceleração angular dos pneus em operação, com transmissão de dados em tempo real e emissão de alertas quando há alguma anormalidade. Com isso, é possível realizar um planejamento mais assertivo para a troca de pneus e para a definição do melhor momento para reforma, além de possuir um maior controle de quilometragem rodada, de gerar uma economia de combustível e proporcionar uma maior vida útil desse componente. 

Um dos principais cuidados com esse insumo é a pressão de inflação, que influencia fortemente a vida útil do pneu, em especial, em modelos utilizados em grandes equipamentos de transporte de carga. O monitoramento desse item ajuda a evitar tanto a alta como a baixa pressão, ambas com impacto no custo dos pneumáticos. Por isso é importante observar a frequência e o valor da calibragem. No caso da queda de pressão, ela pode estar relacionada, também, a vazamentos ocasionados por furos, falhas no ajuste entre o talão e a roda ou pela porosidade dos pneus. 

A Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos reunirá os principais eventos desses segmentos, incluindo a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, que apresentará de 7 a 9 de junho de 2017 as principais tecnologias para economia de recursos naturais na área de equipamentos e veículos.