Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 05 de maio de 2011 por Cleide Sales

1º Workshop SOBRATEMA 2011 atrai as principais construtoras e empresas de mineração do País

Sobratema lança o primeiro workshop 2011 e discute o tema Transporte e Movimentação de Carga abordando assuntos relacionados ao planejamento de transporte seguro, boas práticas de operação e engenharia. Leia mais.

Em um momento que o País passa a ser um canteiro de obras, a Sobratema lança o primeiro workshop 2011 e discute o tema Transporte e Movimentação de Carga abordando assuntos relacionados ao planejamento de transporte seguro, boas práticas de operação e engenharia, adequação à legislação, segurança dos operadores e profissionais envolvidos, além da preservação dos equipamentos e materiais. Com isso, a poucos dias do evento, profissionais das construtoras e empresas de mineração mais conceituadas do País já tem presença confirmada, como José Nascimento Gonçalves Filho, especialista em segurança do trabalho, da Galvão Engenharia. “Há uma carência no mercado de entidades especializadas em transporte de cargas e, participando destas palestras, pretendo aprimorar meus conhecimentos e descobrir novos procedimentos para aplicá-las no dia-a-dia”, ressalta José. Segundo ele, o transporte de carga ainda é um ponto crítico no País, que requer cuidados especiais se tratando de prevenção.

Planejamento e segurança no transporte de cargas

As máquinas de grande porte sempre estão presentes nas grandes obras de construção civil como os guindastes, equipamentos para içamento e movimentação de carga que são necessárias em diversas etapas, e o objetivo da Sobratema é mostrar que com uma organização minuciosa das obras, através de profissionais capacitados, equipamentos em boas condições, trajeto das cargas e procedimentos definidos, é possível evitar acidentes com vítimas fatais e prejuízo com perda de materiais e cargas.

Com o intuito de levar novos conceitos à sua empresa o gestor de fiscalização de contratos, Reginaldo Rodrigues Oliveira, da Samarco Mineração, já tem presença confirmada no workshop e, segundo ele, as empresas de pequeno e grande porte deveriam buscar excelência em segurança e qualidade de vida em suas respectivas empresas. “Vários operadores de guindaste não têm plano de rigger ou uma orientação sobre o tema, por isso, através destas palestras, quero buscar maior esclarecimento para poder divulgar em minha empresa”, ressalta Reginaldo.

Com essa preocupação, à convite da Sobratema o instrutor de rigger do Instituto OPUS, Oswaldo Antonio Biltoveni - profissional que capacita mão de obra para o setor desde 2001, será um dos palestrantes. Segundo ele, existe uma ausência de profissionais qualificados e capacitados para trabalhar neste segmento, muitos não atingem sequer os pré-requisitos para atuar na função, o que gera conflitos na seleção e recrutamento de pessoal. E ainda afirma: “As estatísticas demonstram que em mais de 90% dos acidentes com guindastes a causa se deve à falha humana, principalmente imperícia”, conclui Oswaldo.

O primeiro Workshop Sobratema 2011 está atraindo Engenheiros de Equipamentos e Manutenção, Engenheiros de Produção, Técnicos, Encarregados, Administradores, Controladores de Manutenção, Gestores de Frota, Operadores de guindastes, prestadores de serviço e demais profissionais relacionados com rigging e também do setor de logística, transporte e manuseio de cargas.

O evento será realizado no dia 12 de maio de 2011 no Centro de Convenções Rebouças, localizado na Av. Dr. Enéas Carvalho Aguiar, 23 - (portaria 1) - São Paulo, SP.

Para mais informações acesse o site:
http://www.acquacon.com.br/workshopsobratema/#