Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 30 de novembro de 2011 por Cleide Sales

Custo-Horário lança novas categorias

Associados da Sobratema terão disponíveis quatro novas categorias de equipamentos no programa Custo-Horário. Leia mais

Os associados da Sobratema ganharam quatro novas categorias de três famílias de equipamentos no programa Custo-Horário, totalizando 11 diferentes modelos. De acordo com o gestor do programa Nelson Costabile, essas inclusões facilitarão o trabalho dos gestores e controladores no cálculo das obras.

As novas categorias são:

• Escavadeiras hidráulicas de 35 a 40 toneladas e de 40 a 46 toneladas
• Caminhão basculante rodoviário 8x4 de 36 a 45 toneladas
• Caminhão basculante articulado 6x6 de 30 a 35 toneladas

Com essas inclusões, a Sobratema ficará com 32 categorias de 15 famílias, fechando com 109 modelos de equipamentos no programa.


Maior precisão no cálculo da obra

Segundo Nelson Costabile, o programa Custo-Horário de Equipamentos se tornou uma ferramenta importante para o acompanhamento de custos e gerenciamento de frotas de equipamentos de construção. E ressalta: “Todos os associados da Sobratema conseguem comparar os valores apurados pelo programa com os custos reais de cada equipamento trabalhando em uma obra, além de ter uma base dos custos de uma frota dimensionada para uma nova obra ou mesmo para se comparar custos de equipamentos distintos para uma mesma aplicação ou o custo de um determinado equipamento para várias situações de utilização em uma obra”, conclui Nelson.
Para obter acesso ao programa basta se associar e, através de login e senha, o associado poderá conhecer os custos de operação dos principais equipamentos de construção utilizados em diversas obras através do programa.


Mais informações no e-mail:
sobratema@sobratema.org.br