Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 24 de outubro de 2023 por Mecânica de Comunicação

Sobratema apresenta mercado de locação de máquinas para alunos da Poli-USP

Os engenheiros Afonso Mamede e Paulo Oscar Auler Neto, presidente e vice-presidente da Sobratema, respectivamente, apresentaram o mercado de locação de equipamentos pesados no Brasil para alunos do curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), que estão desenvolvendo um estudo sobre este tema.

Segundo o estudante João Paulo Chohfi, o estudo tem o objetivo de levar para a comunidade acadêmica uma análise mais aprofundada sobre a locação de pesados como alternativa à utilização de máquinas em empresas de construção civil, agricultura e setores correlatos.

Os representantes da Sobratema fizeram uma avaliação ampla do mercado de rental, que tem alcançado um faturamento anual de R$ 23 bilhões, o que representa 0,26% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. São cerca de três mil empresas atuando neste segmento, sendo a maioria de pequeno porte. A frota atual estimada está em 50 mil máquinas com até 10 anos de vida útil.

Eles elencaram pontos importantes precisam ser avaliados no momento de uma construtora, por exemplo, optar por locar ou comprar um equipamento, como produtividade na obra, ociosidade da frota, custos, crédito, entre outros. Também reforçaram que o setor tem muito espaço para crescer, uma vez que, de acordo com o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e Mineração, a locação respondeu por 26% das compras de máquinas para construção em 2022. Os Estados Unidos contam com um percentual de 40% das vendas, enquanto o Reino Unido, de 50%.

Sobre o perfil de negócios, o segmento de locação de máquinas para construção atende três nichos principais de mercado: construção, agrícola e mineração. As locações de curto prazo tem maior concorrência e frota mais antiga, enquanto as locações de longo prazo, em média, três anos, exigem maior performance e novos equipamentos.