Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 16 de junho de 2011 por Cleide Sales

Alunos do Instituto Opus participam de Seminário na SECONCI-SP

Cerca de 18 alunos do curso de Supervisor de Rigging, do Instituto Opus, compareceram ao Seminário na SECONCI-SP. Leia mais

No último de 09 de junho, o Instituto Opus da Sobratema, participou do Seminário promovido pelo SECONCI-SP (Serviço Social da Construção Civil do estado de São Paulo), em parceria com o Sinicesp, cujo tema abordado foi: “Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho na Construção Civil e Pesada”.

Na oportunidade, à convite do SECONCI-SP, o Instituto levou cerca de 18 alunos para acompanhar a palestra do instrutor dos cursos de rigger e supervisor de rigging do Instituto Opus, Oswaldo Antonio Biltoveni. O instrutor frisou em sua palestra a importância do Plano de Rigging para Içamento de Cargas. Segundo ele, de acordo com pesquisa feita nos Estados Unidos, a causa dos acidentes de trabalho com guindastes, 90% é devido à falha humana. E ressaltou: “Normalmente as empresas só procuram capacitar os seus operadores depois que já aconteceu o acidente e, por isso, a Sobratema, através do Instituto Opus, tem como objetivo mudar este conceito dentro das empresas. Nos nossos cursos, procuramos conscientizar, treinar e capacitar todos os operadores”, diz Oswaldo.

Atualmente, as grandes construtoras só iniciam uma obra se tiver um planejamento de rigging, porém, o profissional que realiza este trabalho é escasso no mercado.  De acordo com Biltoveni, uma obra que tem como prioridade o planejamento, previne acidentes e retrabalho, resultando assim, em redução de custos e cumprimento nos prazos estabelecidos das obras.

Vários profissionais da área de segurança e recursos humanos também estiveram presentes e abordaram diversos temas ligados à segurança física e mental, a exemplo da obrigatoriedade do uso de EPI’s (equipamento de proteção individual) durante uma obra. Durante as palestras, os responsáveis pelo recrutamento de pessoal foram alertados para serem rigorosos na pré seleção, avaliando através de exames e testes psicológicos, se os candidatos estão ou não capacitados para operar uma máquina de pequeno, médio e grande porte.

Durante o evento, o diretor do Instituto Opus, Wilson de Mello Jr., apresentou todos os programas da Sobratema e o que representa a entidade na área de construção e infraestrutura.
Veja a agenda de cursos do Instituto Opus no nosso site.


Para mais informações e-mail:
sobratema@sobratema.org.br