Com a proximidade dos megaeventos que acontecerão no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014, Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e ainda, o avanço das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o País vem despertando o interesse de várias empresas estrangeiras. No último mês, a Sobratema participou de um evento internacional intitulado como “Missão Comercial do Canadá ao Brasil” – o encontro aconteceu no Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo a agente de relações públicas do Canadá, Dina Thrascher, o objetivo do evento consistiu em promover parcerias e desenvolver futuros projetos na área de infraestrutura no Brasil. Segundo ela, a proposta dos empresários canadenses é conhecer as possibilidades de investimento em obras. “Estamos reunindo representantes de empresas brasileiras de diversas áreas ligadas à construção e infraestrutura para saber como funciona o mercado brasileiro e, consequentemente, ampliar as relações de negócios Brasil-Canadá”, afirma.
O consultor da Sobratema, Brian Nicholson, foi um dos palestrantes abordando a pesquisa Sobratema dos Principais Investimentos nas Áreas de Infraestrutura e Indústria Previstos no Brasil até 2016, que prevê para a os próximos 5 anos 9550 obras em todo o País, sendo 25% destas no Nordeste. “Todos os países do mundo aprendem uns com os outros e, assim, encontram novas maneiras de trabalhar, desenvolvem novas tecnologias e produtos que podem ser trazidas e serem utilizadas em nossos canteiros de obras, por isso, essa missão é extremamente positiva”, ressalta Nicholson.
Além da pesquisa, Brian também apresentou dados do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção e Mineração. O estudo é atualizado anualmente e lançado em novembro juntamente com o Anuário Sobratema de Equipamentos, durante um evento realizado pela entidade.
Para entender como é o processo para chegar ao resultado do estudo, o consultor conta que realiza uma pesquisa minuciosa junto aos grandes fabricantes de máquinas e equipamentos do Brasil, a maioria associados da Sobratema, como Caterpillar, CNH, Volvo entre outros. “Essas empresas colaboram muito com o estudo, fornecem dados confidenciais, que não são divulgados para o mercado. Com os dados em mãos, fazemos a estimativa da demanda no mercado nacional a projeção para os próximos 5 anos e as expectativas no mercado ao longo deste período”, explica Brian.
Para fazer o download da última versão do estudo de mercado acesse o site:
http://www.portalsobratema.org.br/downloads.Aspx?p=150