Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 06 de julho de 2011

Construction Expo 2011 expõe réplicas dos estádios da Copa 2014

Em um dos salões temáticos montados na feira, voltada ao setor de infraestrutura, está sendo apresentado uma réplica exata de um estádio padrão da Copa. Leia mais

Enquanto no mundo real a bola ainda não rola e não é possível visualizar os estádios da Copa de 2014, os visitantes da Construction Expo 2011, têm a oportunidade de se sentir dentro de um deles. Num dos salões temáticos montados na feira, voltada ao setor de infraestrutura, está sendo apresentada uma réplica exata de um estádio padrão da Copa. No Salão da Copa de 2014, a sensação de estar no campo será quase real, pois a estrutura reproduz, fielmente, todos os elementos que compõem um estádio de futebol: até mesmo os assentos serão os mesmos recomendados pela Fifa, promotora dos jogos.

O espaço que será montado na Construction 2011 terá 2 mil m2 de área e reproduz a metade de uma arena de futebol. Com uma altura de quase 20 metros, a estrutura terá arquibancadas, camarotes, gramado, iluminação, alambrados e telões de alta definição. Tudo exatamente os futuros estádios que serão construídos ou remodelados em todo o País. Com isso, será possível ao visitante conhecer antecipadamente essas obras. O Salão Temático da Copa de 2014 é resultado de uma parceria entre a Sobratema e a Mandarim Comunicação, que é responsável pelo conteúdo do portal Copa 2014. Ele incluirá ainda vestiários, equipamentos de segurança, coberturas e sistemas de drenagem, consolidando um rol de soluções cujo objetivo principal é levar o visitante a se sentir dentro de uma das arenas preparadas para receber os jogos da Copa.

Além de ter a percepção quase real de estar assistindo a uma das partidas da Copa de 2014, o visitante da Construction 2011 poderá ter acesso a todas as informações referentes às obras. Haverá no local uma mesa digital touch screen, com recursos interativos que possibilitarão, mediante um simples toque, acessar os detalhes de cada um dos projetos dos estádios da Copa de 2014. Assim, será possível conhecer seus diferenciais e também os desafios de engenharia de cada uma das arenas que serão erguidas em todo o País. Paralelamente, os visitantes poderão participar ainda de um seminário especialmente programado para detalhar e debater os aspectos técnicos e operacionais das diversas etapas de construção das futuras arenas.  

O EVENTO – Ao lado do espaço destinado a demonstrar como será a infra-estrutura da Copa de 2014, a Construction Expo 2011 também terá outros estandes temáticos, divididos da seguinte forma: Vila do Aço, Salão do Trem de Alta Velocidade, Salão de Energia, Salão da Inovação e da Sustentabilidade e Mostra de Equipamentos para Pequenos Canteiros Urbanos. Esses estandes temáticos ocuparão 8,2 mil metros quadrados de exposição.

Em função de todas essas novidades, a Construction Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura, que acontece de 10 a 13 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, inaugura um novo conceito em eventos na área de construção, engenharia e infra-estrutura no Brasil. Além desses atrativos inovadores focados em grandes projetos de engenharia em desenvolvimento no País, o evento também é uma exposição voltada a produtos, serviços e suprimentos destinados a obras de infra-estrutura em geral.

Para a promotora e idealizadora da feira, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, a Construction Expo 2011 acontece num momento bastante especial, pois o Brasil deverá se converter nos próximos anos num verdadeiro canteiro de obras, embalado que está por grandes eventos, como Copa de 2014, Olimpíadas de 2016, além das programadas grandes obras nas áreas de energia e petróleo, especialmente as decorrentes do pré-sal. Para se ter uma idéia do volume de obras previstas para este período, um levantamento feito pela Sobratema indica que até 2016 estão programadas 9.550 obras de infra-estrutura, que demandarão mais de R$ 1,2 trilhão em investimentos públicos e privados.

De acordo com os organizadores, a Construction Expo 2011 deverá atrair um público da ordem de 25 mil visitantes, pois será realizada simultaneamente à M&T Peças e Serviços, no Centro de Exposições Imigrantes. A Construction Expo 2011 conta com o apoio de algumas das maiores empresas de construção e engenharia, mineração e rental de equipamentos no Brasil, como a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Construtora Barbosa Mello, Carioca Engenharia, Entersa, EPC, CR Almeida, GDK, Ivaí, Odebrecht, Terrabras, U&M, Vale, Yamada Gold, Ytaquiti, Intech Engenharia, EIT, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Paranasa, Toniolo, Busnello, Escad Rental, Fundsolo e Loctrator.

Institucionalmente, o evento conta ainda com o apoio de dezenas de entidades setoriais como a Abdib, Abemi, Abifer, Secovi, Sinaenco, Apeop, Sinicesp, Fiesp, IABr, ABMS, Abcem, Ibracon, ABTC, Abitam, Abef, ABCE, Asbea e Sicepot-MG.

Sobre a Sobratema
A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, desde a sua fundação, em 1988 – hoje com mais de 1.100 membros associados –, tem se dedicado a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor e difundir o conhecimento e informações sobre gerenciamento, aplicação, manutenção e operação de equipamentos, assim como a participar da formação, especialização e atualização de profissionais de equipamentos que atuam no mercado brasileiro da construção e mineração.

Além da Construction Expo e da M&T Peças e Serviços, a Sobratema é a promotora/organizadora também da M&T Expo  - Feira Latino-Americana de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, cuja oitava edição ocorrerá em 2012 em São Paulo. A Sobratema também promove o Fórum de Infra-estrutura e da Pesquisa nos Principais Investimentos nas Áreas de infra-estrutura previstos no Brasil até 2016, uma análise consolidada dos 11 principais segmentos do mercado e da lista completa de 9.550 obras em andamento no País. Por fim, a entidade realiza, desde 2004, o Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.

Mais informações acesse os sites:


http://www.constructionexpo.com.br

http://www.mtexpops.com.br

http://www.sobratema.org.br