Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 12 de julho de 2011

PAC-II, a Copa de 2014 e as Olimpíadas estão provocando forte crescimento na indústria da construção

O PAC-II, a Copa de 2014, as Olimpíadas Rio 2016 e a forte expansão do setor de mineração vêm estimulando um crescimento rápido na indústria da construção e em todos os setores em sua volta. Leia mais

A combinação do PAC-II, a Copa de 2014, as Olimpíadas Rio 2016 e a forte expansão do setor de mineração vêm estimulando um crescimento muito rápido não somente na indústria da construção, mas também em todos os setores que giram em sua volta.

A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção – calcula que a frota nacional de equipamentos de construção e caminhões pesados usada na construção pode dobrar até 2016, o que, em termos redondos, duplicará a demanda para peças de reposição e desgaste e serviços de manutenção. Trata-se de  um  mercado  que  a Sobratema já estima em R$ 12 bilhões por ano, somando peças de reposição e serviços nos setores da construção e mineração, sugerindo que até 2016 o valor anual deve pelo menos ultrapassar os R$ 20 bilhões.

A demanda para peças e serviços gera uma capilaridade em torno dos grandes projetos, que cria oportunidades para muitas empresas regionais.

“Pessoas às vezes não percebem o potencial dos grandes investimentos para estimular o desenvolvimento em volta deles”, disse o engenheiro Afonso Mamede, presidente da Sobratema. Também não é muito reconhecido pelo público em geral a importância de cadeias eficientes de fornecimento de peças e serviços para o setor de construção, algo que possa reduzir sensivelmente o custo das obras e, por tabela, ajudar o País a ampliar e modernizar sua infraestrutura.

Visando contribuir para o crescimento e eficiência desse segmento essencial do mercado, a Sobratema realizará entre 10 a 13 de agosto, em São Paulo, a feira M&T Peças e Serviços, o primeiro evento do gênero na América Latina. O evento é dirigido principalmente às empresas que atuam no setor, mesmo ao nível local, seja como fornecedores, distribuidores ou como prestadores de serviço, e aos profissionais das empresas de construção e mineração que compram peças e serviços.

Em paralelo, a Sobratema vai realizar a Construction Expo – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura. Será estruturada em torno de cinco grandes salas temáticas: Copa 2014, Belo Monte, Vila do Aço, Infraestrutura Ferroviária, Mini Equipamentos e Inovação e Sustentabilidade. Nessas, serão expostos e debatidos os desafios e as soluções para a realização eficiente das grandes obras, bem como novos equipamentos e tecnologias.

Além desses eventos inéditos, a Sobratema promove a cada três anos a maior feira de equipamentos de construção na América Latina, a M&T Expo, que terá sua próxima edição em 2012. Também conduz o Estudo Anual do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, que na sua última edição no final do ano passado, previu crescimento de 10% na demanda para equipamentos no Brasil em 2011, com crescimento acumulado de 68% até 2015. Assim, o Brasil figura como um dos mercados que mais deve crescer no mundo, junto com China e Índia.

A feira M&T Peças e Serviços, no Centro de Exposições Imigrantes, terá cerca de 350 expositores, sendo 125 internacionais, e são esperados mais de 25 mil compradores do Brasil e Exterior, incluindo os que visitarão a Construction Expo.


Mais informações:


M&T Feira Latino-Americana de Peças e Serviços para Equipamentos para Construção e Mineração
Construction Expo 2011 Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura
Data: de 10 a 13 de agosto de 2011.
Horário: de 10 a 12, das 13h às 20h, e dia 13 de agosto, das 9h às 17h
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,2 (acesso via Avenida dos Bandeirantes).

Sites: