Publicado em 27 de outubro de 2023
Avaliação da economia e dados do mercado de máquinas serão apresentados no Tendências no Mercado da Construção
Dois temas estarão em evidência no 18º Tendências no Mercado da Construção: avaliação e perspectivas para a economia brasileira e a apresentação dos dados do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção. As inscrições para acompanhar o evento estratégico da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), que será promovido no dia 23 de novembro, a partir das 15h, estão abertas e podem ser feitas na área “Inscreva-se” do site oficial.
Paulo Oscar Auler Neto, vice-presidente da Sobratema, afirma que o evento é direcionado a todos os setores usuários de equipamentos em seus mais diversos níveis de gestão, ao mercado financeiro e à indústria de equipamentos, peças de reposição e prestadores de serviços. “Ano passado, tivemos um público de cerca de 23.000 pessoas, que assistiram a transmissão ao vivo ou posteriormente pelo site e pelo Canal do YouTube da Sobratema”, acrescentou.
Na avaliação de Auler Neto, o Tendências no Mercado da Construção é um evento consolidado por levar ao público um panorama abrangente e assertivo do mercado, com as oportunidades, gargalos e desafios, contribuindo para se ter uma visão de curto e médio prazo das demandas do mercado de equipamentos nos principais setores: construção, rental, mineração, agronegócio, entre outros.
O Estudo de Mercado é construído ao longo de todo o ano por um grupo de especialistas composto de usuários de equipamentos das construtoras, locadoras e consultores especializados, além da participação dos dealers e dos fabricantes. “Essas informações são de suma importância para o planejamento estratégico das empresas para os próximos anos, por isso o mercado espera ansiosamente essa avaliação. Elas são preciosas para todo o setor, passando pelos fabricantes de equipamentos, peças, serviços e locadores”, destaca Auler Neto.
A nova edição será apresentada por Mario Miranda, consultor da Sobratema e coordenador do Estudo. Segundo o vice-presidente da Sobratema, o levantamento inda está em elaboração, mas é possível prever que as vendas de 2023 serão inferiores às de 2022. “O mercado iniciou o ano otimista e com forte expectativa em aumento de vendas. Na medida que este cenário não se concretizou, a frustação de alguns negócios e projetos, aliado a alguma incerteza no cenário político-econômico, está levando a uma retração do mercado, com expectativa de uma volta de crescimento em 2024”, analisou.
A avaliação do cenário econômico e as perspectivas para o próximo ano serão trazidas pelo economista Luís Artur Nogueira. “A presença de um renomado economista é importante para as empresas avaliarem os impactos da situação política e econômica em seus negócios, traçando os planos de crescimento e montando os orçamentos e metas para os próximos anos”, afirma Auler Neto.
Após as apresentações, o Tendências no Mercado da Construção terá um debate com a participação de Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, de Christiano Kunzler, CEO da InfraBrasil, e dos palestrantes Mario Miranda e Luís Artur Nogueira. A moderação é de Vagner Barbosa.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade