Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 09 de novembro de 2023

La Gazzetta - Balanço do mercado de máquinas para construção será apresentado pela Sobratema no dia 23 de novembro

Balanço do mercado de máquinas para construção será apresentado pela Sobratema no dia 23 de novembro

 



Ano passado, durante o Tendências no Mercado da Construção, Mario Miranda (terno à esquerda) apresentou os dados do Estudo de Mercado, enquanto Eurimilson Daniel (fundo à direita) esteve nos debates


Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) apresentará informações inéditas do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção, no dia 23 de novembro, a partir das 15h00, durante o 18º Tendências no Mercado da Construção. Para assistir à transmissão do evento online, é preciso realizar a inscrição gratuita no site oficial.

De acordo com Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, o ano de 2023 tem sido marcado por uma acomodação do mercado, com mais disponibilidade e agilidade da indústria para atender as empresas que buscaram investir na aquisição de equipamentos. “Um desafio foram os juros, que não favoreceram a compra de máquinas. Por outro lado, o equilíbrio entre a produção e a demanda levou a preço mais competitivo desse ativos, favorecendo o investimento”, explica.

Considerado uma radiografia do setor, o Estudo de Mercado traz um panorama do mercado no ano vigente e traça perspectivas para os próximos anos, relatando aspectos macroeconômicos e as particularidades dos segmentos compradores de máquinas.

Nesse sentido, Daniel comenta que o setor de locação está com uma frota maior, rodando mais equipamentos, a fim de atender as demandas da construção, mineração, agronegócio, entre outros. “É um setor atrativo, que desponta com boas perspectivas para novas aquisições de ativos no futuro”, avalia.

O Estudo de Mercado ainda mostra as projeções econométricas sobre a comercialização dos equipamentos da linha amarela (movimentação de terra), além de guindastes, compressores portáteis, plataformas elevatórias, manipuladores telescópicos, equipamentos para concretagem, tratores de pneus e caminhões rodoviários utilizados pelo setor.

Daniel adianta que haverá uma queda na quantidade de máquinas vendidas em 2023, após o melhor ano da história (2022). “Mesmo assim, os números devem ser altos, ficando entre a quinta ou sexta posição entre as maiores vendas feitas pelo mercado desde 2007, ano em que começamos a editar o levantamento”, afirma. Para os próximos anos, a perspectiva, segundo ele, é de estabilidade ou de um viés de alta, como novos investimentos privados advindos das concessões realizadas.

As informações detalhadas do Estudo de Mercado serão apresentadas pelo coordenador Mario Miranda, durante o Tendências no Mercado da Construção, que terá também a palestra do economista Luís Artur Nogueira, que fará uma avaliação do cenário econômico e as perspectivas para o próximo. Para os debates, estão confirmados Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, e Christiano Kunzler, CEO da InfraBrasil.

Informações: http://sobratematendencias.com.br/