Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 04 de dezembro de 2023

Portal Radar - M&T Expo apresenta novidades de sua edição de 2024

M&T Expo apresenta novidades de sua edição de 2024

Por

 Luis Orsolon

4 de dezembro de 2023

Está aberto o credenciamento para visitar a M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina.

A feira será promovida de 23 a 26 de abril de 2024, no São Paulo Expo. Para realizar o credenciamento, basta clicar aqui.

O evento é promovido pela Messe Muenchen do Brasil, com o apoio institucional da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema).

Para 2024 a expectativa é receber cerca de 35 mil visitantes do Brasil e do exterior, superando a marca da edição de 2022, quando recebeu visitantes de 42 países.

O público é formado por empresários, decisores de compras, engenheiros e profissionais de construtoras, mineradoras, pedreiras, empreiteiras, locadoras, do setor industrial, representantes de associações setoriais e entidades governamentais.

Os compradores e visitantes poderão conferir uma série de novidades e lançamentos das principais indústrias de máquinas e equipamentos da linha amarela, de concreto e asfalto, de movimentação de cargas.

Ainda: pessoas e das mais importantes fornecedoras de componentes e serviços, como AGF, BMC-Hyundai, Dingli, Dispetral, Escava Peças, Fênix FPS, GHT, Hangcha, Indeco;

– ITR, John Deere, Lintec-Ixon, Müller, Pim Palmares, Rock Brit, Romanelli, Superior, TKA Guindastes, Wirtgen Group, XCMG, Yanmar, Zoomlion, entre outros.

Na avaliação de Rolf Pickert, CEO da Messe Muenchen do Brasil, a M&T Expo será realizada em um importante momento do mercado.

São esperadas novas concessões na área de transporte terrestre em 2024 e parte dos aportes do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) devem ser aplicados em todas as áreas.

 “É importante lembrar que quando se trata de infraestrutura, o ciclo é mais longo, portanto, algumas concessões realizadas em anos anteriores podem iniciar ou continuar suas obras em 2024”, disse.

Rolf destaca que a feira terá ainda muitas atrações para oferecer a melhor experiência aos profissionais do mercado.

“Somado aos lançamentos das marcas expositoras, estamos preparando diversas atividades de conteúdo e de capacitação profissional, e iniciativas voltadas para sustentabilidade e para incentivar a qualificação de mão de obra na operação de equipamentos”, afirma.

Nesse sentido, a Arena de Demonstração será um dos destaques da feira, pois os visitantes poderão conferir os equipamentos dos expositores em operação, interagindo com as marcas para conhecer detalhes do funcionamento de cada máquina.

Em termos de conteúdo, a M&T Expo será palco novamente do Congresso Nacional de Valorização do Rental, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas (Analoc).

Ele reúne anualmente os players do mercado para debater os mais importantes temas ligados à locação de máquinas e equipamentos.

Também serão promovidos o Fórum de Infraestrutura e Logística e o Fórum “ESG na Construção e Mineração – As melhores práticas para a sustentabilidade aliada à competitividade”, em parceria com os portais de notícias Conexão Mineral e Conexão Construção.

Para contribuir com o movimento do mercado para a redução das emissões de gases poluentes, a M&T Expo contará com o Prêmio Mais Sustentável by M&T Expo.

A honraria reconhecerá e incentivará práticas responsáveis no setor de feiras de negócios e destacará os expositores que adotam soluções inovadoras.

No caso da qualificação da mão de obra, que é considerado um dos desafios desse setor, o M&T Expo Capacita conectará o mercado, por meio do incentivo com descontos para o treinamento de operadores e supervisores para atender as diversas demandas de profissionais qualificados no setor. 

A iniciativa tem a parceria da 3X Mais Treinamentos, APELMAT e Instituto Opus. Uma novidade será a oferta de cursos gratuitos para treinamento de operadores durante o evento.

Esta ação tem parceria com a Associação Paulista dos Empreiteiros e Locadores de Máquinas de Terraplenagem, Ar Comprimido, Hidráulico e Equipamentos de Construção Civil (Apelmat).

Serão duas turmas que contarão com aulas teóricas e práticas e receberão certificado NR12 após a conclusão.

Outra atração inédita é o Museu de Máquinas do Brasil, uma área exclusivamente dedicada à exposição de equipamentos e máquinas antigos, que fizeram parte da construção do país.

Com acesso gratuito, o Museu tem o objetivo de resgatar e valorizar a história dessas máquinas que já fizeram parte da M&T Expo e da trajetória do Brasil.

Para promover o mercado de máquinas para a construção em todo o Brasil, e divulgar a feira para um público segmentado em diversas regiões nacionais, a M&T Expo tem investido no Projeto 365.

A ação já passou pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Pará e Rio Grande do Sul, com o objetivo de estimular a interação entre os compradores e empresas.

No âmbito internacional, o destaque é o Road Shows, que está visitando países como a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Paraguai. 

Para conferir a agenda completa e fazer a sua inscrição, basta clicar aqui: https://www.mtexpo.com.br/agenda-de-eventos/