Publicado em 01 de agosto de 2011
Recente estudo técnico feito pela consultoria CriActive e pelo Centro de Tecnologia de Edificações constatou que 41% das obras de construção civil no Brasil já são executadas por empresas que levam em conta conceitos de sustentabilidade em seus projetos. É uma clara demonstração de que a questão já está se incorporando à rotina do setor. Essas e outras constatações em relação ao grau de sustentabilidade da construção civil farão parte do Salão da Sustentabilidade montado na Construction 2011, feira voltada para soluções em obras e infra-estrutura que acontece de 10 a 13 de agosto, em São Paulo.
Redução do consumo de água e de energia, além de diminuição de resíduos nas obras, assim como redução nas emissões de dióxido de carbono estão na pauta do setor e também da Construction 2011. Os dados mais recentes indicam que o País já teria, no fim de 2010, um grupo de180 empreendimentos em processo de obtenção da certificação LEED, sigla para Leadership in Energy and Environmental Design. Ao receber o selo LEED, a obra ganha o reconhecimento internacional como construção sustentável, envolvendo um processo de certificação bastante cuidadoso.
A área temática focada em sustentabilidade da Construction 2011, que também envolve inovação, trará experiências de universidades, centros de pesquisas, incubadoras científicas e empresas de alta tecnologia que vão apresentar seus projetos mais recentes de inovação ligados à área de construção. Companhias como a Petrobras e entidades ligadas à ciência, casso da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), estão sendo envolvidas para integrar o estande e destacar seus projetos.
O espaço deve exibir ainda detalhes de projetos sustentáveis nas áreas de energia, saneamento, prospecção de petróleo e outras. Haverá também, paralelamente um seminário específico sobre o tema da sustentabilidade e suas implicações na área de infra-estrutura.
O EVENTO - Ao lado do espaço destinado a demonstrar os avanços no quesito sustentabilidade, a Construction Expo 2011 também terá outros estandes temáticos, divididos da seguinte forma: Salão do Trem de Alta Velocidade, Salão da Copa de 2014, e Mostra de Equipamentos para Pequenos Canteiros Urbanos. Esses estandes temáticos ocuparão 8,2 mil m2 da área de exposição.
Em função de todas essas novidades, a Construction Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura, que acontece de 10 a 13 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, inaugura um novo conceito em eventos na área de construção, engenharia e infra-estrutura no Brasil. Além desses atrativos inovadores focados em grandes projetos de engenharia em desenvolvimento no País, o evento também é uma exposição voltada a produtos, serviços e suprimentos destinados a obras de infra-estrutura em geral.
Para a promotora e idealizadora da feira, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, a Construction Expo 2011 acontece num momento bastante especial, pois o Brasil deverá se converter nos próximos anos num verdadeiro canteiro de obras, embalado que está por grandes eventos, como Copa de 2014, Olimpíadas de 2016, além das programadas grandes obras nas áreas de energia e petróleo, especialmente as decorrentes do pré-sal. Para se ter uma idéia do volume de obras previstas para este período, um levantamento feito pela Sobratema indica que até 2016 estão programadas 9.550 obras de infra-estrutura, que demandarão mais de R$ 1,2 trilhão em investimentos públicos e privados.
De acordo com os organizadores, a Construction Expo 2011 deverá atrair um público da ordem de 25 mil visitantes, pois será realizada simultaneamente à M&T Peças e Serviços, no Centro de Exposições Imigrantes. A Construction Expo 2011 conta com o apoio de algumas das maiores empresas de construção e engenharia, mineração e rental de equipamentos no Brasil, como a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Construtora Barbosa Mello, Carioca Engenharia, Entersa, EPC, CR Almeida, GDK, Ivaí, Odebrecht, Terrabras, U&M, Vale, Yamada Gold, Ytaquiti, Intech Engenharia, EIT, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Paranasa, Toniolo, Busnello, Escad Rental, Fundsolo e Loctrator.
Institucionalmente, o evento conta ainda com o apoio de dezenas de entidades setoriais como a Abdib, Abemi, Abifer, Secovi, Sinaenco, Apeop, Sinicesp, Fiesp, IABr, ABMS, Abcem, Ibracon, ABTC, Abitam, Abef, ABCE, Asbea e Sicepot-MG.
Sobre a Sobratema
A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, desde a sua fundação, em 1988 – hoje com mais de 1.100 membros associados –, tem se dedicado a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor e difundir o conhecimento e informações sobre gerenciamento, aplicação, manutenção e operação de equipamentos, assim como a participar da formação, especialização e atualização de profissionais de equipamentos que atuam no mercado brasileiro da construção e mineração.
Além da Construction Expo 2011, a Sobratema é a promotora/organizadora também da M&T Expo - Feira Latino-Americana de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, cuja oitava edição ocorrerá em 2012 em São Paulo. A Sobratema também promove o Fórum de Infraestrutura e da Pesquisa nos Principais Investimentos nas Áreas de infra-estrutura previstos no Brasil até 2016, uma análise consolidada dos 11 principais segmentos do mercado e da lista completa de 9.550 obras em andamento no País. Por fim, a entidade realiza, desde 2004, o Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.
Mais informações:
Construction Expo 2011 Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura
M&T Feira Latino-Americana de Peças e Serviços para Equipamentos para Construção e Mineração
Data: de 10 a 13 de agosto de 2011.
Horário: de 10 a 12, das 13h às 20h, e dia 13 de agosto, das 9h às 17h
Local: Centro de Exposições Imigrantes – Rodovia dos Imigrantes, km 1,2 (acesso via Avenida dos Bandeirantes).
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade