Publicado em 02 de agosto de 2011
Construction Expo mostra detalhes do trem brasileiro de alta velocidade
Visitante da Construction Expo 2011 pode, com um simples toque na tela, ter acesso a várias informações sobre o trecho Rio-SP-Campinas. Leia mais
Apesar de o projeto do Trem de Alta Velocidade brasileiro ainda estar na fase de definição de quando suas obras terão início, durante a feira, é possível visualizar detalhes de como será sua construção. Na Construction Expo 2011, que acontece entre os dias 10 e 13 de agosto, em São Paulo, os visitantes encontram o Salão do Trem de Alta Velocidade, no qual há uma mesa digital com recursos touch screem, por meio dos quais é possível obter informações e detalhes sobre a construção de alguns trechos do futuro trem.
O visitante da Construction Expo 2011 pode, com um simples toque na tela, ter acesso a uma série de informações sobre o trecho Rio-São Paulo-Campinas referente, por exemplo, ao volume de concreto que será empregado em determinados trechos ou obras de arte da ferrovia, a quantidade de trilhos instalados, a movimentação de terra que será necessária, que tipo de rocha será perfurada para a construção dos túneis, o volume de ferro usado na construção de um viaduto ou ponte e até a velocidade programada para o trem no percurso da ferrovia. Tudo isso com os mais modernos e requintados recursos da interatividade.
No mesmo espaço destinado ao projeto do TAV brasileiro, cuja estrutura do estante é montada com trilhos ferroviários, o visitante tem ainda uma área especial na qual acontecerá uma série de palestras e debates. As discussões são sobre detalhes do sistema, as tecnologias disponíveis e os avanços em termos de engenharia que a obra permitirá no seu possível traçado. O Salão do TAV conta com o apoio da Abifer – Associação Brasileira da Indústria Ferroviária.
Quando estiver em construção, o TAV será a segunda maior obra do País. Com custo estimado em R$ 33,1 bilhões, ele só perderá para a Refinaria Premium I, a ser construída no Maranhão, orçada em R$ 40 bilhões. O projeto é considerado adequado por se tratar da ligação de cidades com distâncias na faixa entre 500 e 600 km. A promoção de desenvolvimento regional é outra característica favorável ao TAV, cuja construção pode aliviar área de maior densidade urbana.
O TAV também permitirá que projetos de expansão aeroportuária possam ser postergados, atuando como um subsistema de transporte tanto nessa área como também no segmento rodoviário. A menor ocupação do solo é outro fator a favor do trem de alta velocidade. A redução de efeitos igualmente ocorreria na área ambiental, com menos emissão de gases poluentes em decorrência do desvio da demanda de transporte aéreo e rodoviário. Todas essas características do projeto do TAV estão à disposição no Salão do Trem de Alta Velocidade, na Construction Expo 2011. Ao lado dele, o visitante terá outros estandes temáticos, divididos da seguinte forma: Vila do Aço, Salão da Copa de 2014, Salão da Energia, Salão da Inovação e da Sustentabilidade e Mostra de Equipamentos para Pequenos Canteiros Urbanos. Esses estandes temáticos ocupam 8,2 mil m2 de exposição.
O EVENTO - Em função de todas essas novidades, a Construction Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura, que acontece de 10 a 13 de agosto no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, inaugura um novo conceito em eventos na área de construção, engenharia e infra-estrutura no Brasil. Além desses atrativos inovadores focados em grandes projetos de engenharia em desenvolvimento no País, o evento também é uma exposição voltada a produtos, serviços e suprimentos destinados a obras de infra-estrutura em geral.
Para a promotora e idealizadora da feira, a Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, a Construction Expo 2011 acontece num momento bastante especial, pois o Brasil deverá se converter nos próximos anos num verdadeiro canteiro de obras, embalado que está por grandes eventos, como Copa de 2014, Olimpíadas de 2016, além das programadas grandes obras nas áreas de energia e petróleo, especialmente as decorrentes do pré-sal. Para se ter uma idéia do volume de obras previstas para este período, um levantamento feito pela Sobratema indica que até 2016 estão programadas 9.550 obras de infra-estrutura, que demandarão mais de R$ 1,2 trilhão em investimentos públicos e privados.
De acordo com os organizadores, a Construction Expo 2011 deverá atrair um público da ordem de 25 mil visitantes, pois será realizada simultaneamente à M&T Peças e Serviços, no Centro de Exposições Imigrantes. A Construction Expo 2011 conta com o apoio de algumas das maiores empresas de construção e engenharia, mineração e rental de equipamentos no Brasil, como a Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa, Galvão Engenharia, Construtora Barbosa Mello, Carioca Engenharia, Entersa, EPC, CR Almeida, GDK, Ivaí, Odebrecht, Terrabras, U&M, Vale, Yamada Gold, Ytaquiti, Intech Engenharia, EIT, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, Paranasa, Toniolo, Busnello, Escad Rental, Fundsolo e Loctrator.
Institucionalmente, o evento conta ainda com o apoio de dezenas de entidades setoriais como a Abdib, Abemi, Abifer, Secovi, Sinaenco, Apeop, Sinicesp, Fiesp, IABr, ABMS, Abcem, Ibracon, ABTC, Abitam, Abef, ABCE, Asbea e Sicepot-MG.
Sobre a Sobratema
A Sobratema – Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, desde a sua fundação, em 1988 – hoje com mais de 1.100 membros associados –, tem se dedicado a propor soluções para o desenvolvimento tecnológico do setor e difundir o conhecimento e informações sobre gerenciamento, aplicação, manutenção e operação de equipamentos, assim como a participar da formação, especialização e atualização de profissionais de equipamentos que atuam no mercado brasileiro da construção e mineração.
Além da Construction Expo 2011 e da M&T Peças e Serviços, a Sobratema é a promotora/organizadora também da M&T Expo - Feira Latino-Americana de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, cuja oitava edição ocorrerá em 2012, em São Paulo. A Sobratema também promove o Fórum de Infra-estrutura e da Pesquisa nos Principais Investimentos nas Áreas de infra-estrutura previstos no Brasil até 2016, uma análise consolidada dos 11 principais segmentos do mercado e da lista completa de 9.550 obras em andamento no País. Por fim, a entidade realiza, desde 2004, o Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.