Associação Brasileira de Tecnologia
para Construção e Mineração

Publicado em 09 de agosto de 2011

Feiras começam a todo vapor

Em seu primeiro dia, mesmo sob céu encoberto e garoa, as Feiras surpreenderam os organizadores com a presença de ilustres convidados na cerimônia de abertura e o grande número de visitantes.Leia mais

Começaram duas feiras de peso nesta quarta-feira em São Paulo: a Construction Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura - e a M&T Expo Peças e Serviços – Feira Latino-americana de Peças e Serviços de Equipamentos para Construção e Mineração. Promovidas pela  Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção (Sobratema), as Feiras  reúnem 351 expositores, dos quais, 126 estrangeiros de 14 países, numa área total de 28 mil m².

Acompanhe a montagem da M&T Peças e Serviços:

http://www.youtube.com/watch?v=3eqgSkHhF6w

 

Autoridades marcam presença no cerimonial de abertura das feiras

Na cerimônia de abertura das Feiras, o presidente da Sobratema - Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, Afonso Mamede, revelou que os eventos representam “uma aposta num Brasil maior e melhor”.  Em seu discurso, ele ressaltou que o setor está aquecido, mesmo sem a efetivação de obras do PAC. "A M&T Peças e Serviços já devia existir no nosso calendário de feiras, já que o segmento de peças, serviços e rental movimentam R$ 6 bilhões anualmente". De acordo com Mamede, o equipamento mais caro do mercado é aquele que para no canteiro de obra: "ele demanda gastos com manutenção e ainda acarreta atraso no proejto".

“São feiras do otimismo”, acrescentou Mamede, ao se referir aos projetos em andamento em todo o país e cujas obras podem ser conhecidas por meio de maquetes e reproduções virtuais em alguns dos salões temáticos montados da Construction Expo 2011, como: Salão da Copa de 2014, que está exibindo uma réplica de um estádio de futebol; Salão Belo Monte, com detalhamento da usina hidrelétrica em construção no Pará; Vila do Aço, que reproduz ambientes feitos com estrutura de aço; Salão da Infraestrutura Ferroviária e do Trem de Alta Velocidade, dedicado às tecnologias e os desafios dos vários projetos na área ferroviária; Salão da Sustentabilidade, com foco na reciclagem de material de construção; e o Salão da Inovação, para a apresentação dos mais recentes projetos inovadores relacionados à área de construção. Está montada ainda uma Mostra de Equipamentos para pequenos canteiros, destinada a obras em lugares de difícil acesso aos grandes equipamentos.

Representando Geraldo Alckmin, governardo do Estado de São Paulo, a cerimônia de abertura contou ainda com a presença de  Emanuel Fernandes, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional de São Paulo, que também é coordenador dos trabalhos do comitê da Copa do Mundo de 2014; Gilmar Tadeu Ribeiro Alves, secretário especial de Articulação da Copa do Mundo em São Paulo.

Sobratema aponta gargalos

O principal gargalo enfrentado hoje pelas grandes obras de infraestrutura no País está nas medidas adotadas pelos órgãos de controle e pela Justiça que acabam acarretando longos períodos de paralisação, resultando em prejuízo para a sociedade que necessita de estradas, portos e aeroportos, entre outras obras. A avaliação foi feita por dirigentes da Sobratema durante a entrevista coletiva na abertura da Construction 2011 Expo 2011 – Feira Internacional de Soluções para Obras & Infraestrutura.

O que eles defendem é que eventuais irregularidades detectadas numa obra sejam investigadas e os responsáveis punidos, se for o caso, mas sem prejuízo do andamento do serviço. “Obras que estão andamento, que foram licitadas e obedeceram integralmente o que prega a Lei 8.666 não devem ser paralisadas por uma ação do Ministério Público de Tribunais de Contas”, diz Mário Humberto Marques, vice-presidente da Sobratema.

Outro aspecto abordado pela direção da Sobratema na coletiva foi o da deficiência na qualificação de mão-de-obra no setor construção e mineração. “É preocupante esse aspecto, mas as empresas estão se mobilizando para melhorar essa formação”, diz Mário Humberto Marques, vice presidente da entidade. Nesse aspecto, ele lembra ainda que a própria Sobratema tem contribuído com a capacitação, pois o Instituto Opus, criado pela entidade e que em 2011 completa 10 anos, já formou 3.500 profissionais.

A formação de profissionais para os segmentos de construção e de mineração, segundo os organizadores da Construction 2011, será um dos temas abordados nas várias palestras do Sobratema Congresso, que acontece paralelo às Feiras.

Salões Temáticos

Em todos os salões temáticos, a Sobratema contou com parcerias. No caso do Salão da Copa de 2014, a parceira é a Madarim Comunicação, responsável pelo conteúdo do Portal 2014 na web; na Vila do Aço é o Instituto Aço Brasil (IABr);  no Salão Belo Monte, é a empresa Norte Energia, responsável pela hidrelétrica que será construída no Pará; no Salão da Infraestrutura Ferroviária e do Trem de Alta Velocidade, o apoio vem da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer); o Salão da Inovação conta com o apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei); o Salão da Sustentabilidade foi montado por empresas filiadas à Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon).

Planejados para ter o máximo de interatividade com os visitantes, por meio do uso dos mais modernos recursos da informática e da comunicação, os salões temáticos da Construction 2011 recriam, em diversos ambientes, um cenário no qual será possível identificar as novas tendências da engenharia, de novos materiais, tecnologias avançadas, métodos construtivos inovadores e recursos voltados para a preservação do meio ambiente.

Além da primeira edição da Construction Expo 2011 e da M&T Peças e Serviços, a Sobratema é a organizadora também da M&T Expo, a maior e mais importante Feira Latino-Americana de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração, que será realizada em São Paulo em maio de 2012. Ela ainda é a realizadora do Sobratema Fórum de Infraestrutura e da Pesquisa nos Principais Investimentos nas Áreas de infraestrutura previstos no Brasil até 2016, uma análise consolidada dos 11 principais segmentos do mercado e da lista completa de 9.950 obras em andamento no País. Por fim, a entidade promove, desde 2004, o Estudo Sobratema do Mercado de Equipamentos para Construção.

fotos: Marcelo Vigneron